Picada de esperança! Com 103 anos e amante de uma cerveja gelada, Nivalda Isaías Medeiros foi a primeira idosa a ser vacinada nesta nova etapa da campanha de imunização contra a Covid-19. Ela foi atendida na manhã deste sábado na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde a Prefeitura organizou um esquema de “drive thru”. Desta forma, os idosos recebiam a vacina dentro do próprio carro, bastando somente apresentar a documentação exigida.
Conquistando toda a imprensa e a equipe de saúde pela alegria, sendo possível ver pelos olhos apertados quando sorri, D. Nivalda aguardava de carro pela vacina. Nascida em 1918, ela já vivenciou a gripe espanhola, H1N1 e agora o coronavírus. Bem humorada, disse que não esperava viver tanto tempo, mas garante que ainda há “algumas coisas para resolver por aqui” e, por isso, precisa se cuidar. Sem ver alguns parentes que moram no Rio de Janeiro, a dose é um passo à frente para diminuir a distância. “Estou com saudades. Vontade de agarrar um por um e abraçar”, dispara dando uma gargalhada.
Logo atrás, com um pouco menos de “experiência”, Minervina Neves de Carvalho, de 94 anos, acordou às 4h30, como de costume. Mãe de nove filhos e acompanhada por um deles, os dois saíram cedo do Bairro Nossa Senhora Aparecida, na Zona Leste, em busca de esperança. “Ah, eu gosto de dar uma voltinha. Agora estou trancada em casa. Vacinando as coisas começam a voltar ao normal.”
‘Esperança’
De jaleco branco e nas mãos uma seringa. Assim Marcilene Chaves Costa levou saúde às duas primeiras imunizadas na UFJF. Ela que é coordenadora do Setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica não esconde a satisfação do trabalho ao passo que a campanha avança. É a esperança que estamos trazendo para os idosos, para os profissionais que atuam na saúde e para todos. Essa agulha representa a sensação de dever cumprido.”
Movimento começou cedo
O dia de vacinação começou cedo em Juiz de Fora. Antes das 9h, a fila de carros já era grande no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora. A expectativa era que mil idosos se vacinassem no local, além de outros 500 no Departamento de Saúde do Idoso, localizado à Rua Batista de Oliveira, no Centro.
Assim como na UFJF, no departamento o movimento começou cedo. A fila era extensa e, por volta das 10h30, muitas pessoas aguardavam pela imunização.
Para a Secretária de Saúde Ana Pimentel esse é mais um importante passo que a cidade dá na tentativa de diminuir a curva da doença. Ela ressalta que os idosos desta faixa etária com problemas de locomoção serão vacinados em seu próprio domicílio. “Os acamados serão acompanhados por equipes da Prefeitura e por profissionais que atuam nas unidades de Atenção Primária à Saúde, já conhecidos pelas famílias que recebem visitas domiciliares. A campanha de hoje (sábado) é de muita alegria, tudo que estávamos esperando. É um dia de esperança.”
LEIA MAIS
Vacinação segue ao longo da semana
Conforme a PJF, 1.181 idosos foram imunizados neste sábado e a campanha permanece no domingo, nos mesmos horários (9h às 17h) e locais de atendimento (UFJF e Departamento de Saúde do Idoso). A expectativa, baseada no pré-cadastro feito ao longo da semana, é de vacinar 2.554 idosos acima dos 90 anos. Todos eles poderão receber as doses a partir de segunda-feira, também, nos postos de saúde. Os imunizantes estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Benfica, Borboleta, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Vila Ideal, Santa Luzia e São Pedro, das 8h às 16h.
Confira os endereços
- UBS Benfica: Rua Guararapes 106;
- UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72;
- UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida 775;
- UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares 1910;
- UBS Santa Luzia: Rua Torreões s/nº;
- UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer 1433;
- UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.
Profissionais de saúde imunizados acima de 60 anos
Também como parte da ampliação, a cidade dará início, na próxima segunda-feira (15), à vacinação contra a Covid-19 em profissionais de saúde que tenham 60 anos ou mais e que estejam na ativa. Eles já podem fazer o pré-cadastramento no site da Prefeitura de Juiz de Fora.
Para controle e garantia no processo, eles deverão apresentar documentação que comprove vinculação ativa como servidor de saúde. Os profissionais autônomos também serão atendidos. Para isso, devem apresentar autodeclaração e cópia do registro do conselho de classe ativo.
Conforme a Secretaria de Saúde, este grupo inclui todos os profissionais de saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde, sejam eles hospitais, clínicas e ambulatórios, nas redes pública e privada, e que não foram vacinados até o momento.