A chegada de uma frente fria na região deixa o tempo instável em Juiz de Fora. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a condição é propícia a tempestades, por vezes fortes, a qualquer hora do dia. Ainda conforme o Inmet, a maior concentração de chuvas na cidade deverá ser observada entre sexta-feira (15) e sábado (16), com acumulados que podem superar os 100 milímetros. Para fins de comparação, em todo o mês de fevereiro chove em Juiz de Fora, historicamente, média de 174,7 milímetros.
Por conta da instabilidade – que deixou o Estado do Rio de Janeiro em alerta para condições de eventos severos desde a terça-feira (12) -, a Concer pede atenção redobrada na rodovia BR-040, principalmente no trecho entre Duque de Caxias e Três Rios. A concessionária solicita prudência, principalmente, na Serra de Petrópolis, onde uma obra de recuperação de pavimento deixa o tráfego em meia pista no km 82, em Quitandinha.
Por causa da frente fria, os termômetros deverão registrar temperaturas mais baixas nos próximos dias. Conforme dados do Inmet, Juiz de Fora registrou, nesta quarta-feira (13), temperaturas mínimas de 19,6ºC e máxima de 22,7ºC. Para esta quinta-feira (14), os termômetros devem variar entre 19ºC e 25ºC.
Rompimento de fiação
Os ventos da noite da última terça-feira (12) causaram rompimento em fiações e deixaram os moradores do Bairro Graminha sem fornecimento elétrico, conforme relatos de um leitor da Tribuna. A população na área chegou a ficar sem energia desde 20h30, por cerca de 16 horas. A fim de comparação, de acordo com o Inmet, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), as rajadas de vento chegaram a 40,3 Km/h, por volta de 20h. A redação fez contato com a Cemig para confirmar as causas da falta de energia no Bairro, mas não obteve retorno.