
A BH Bus Transportes Ltda. foi autorizada a operar novas linhas rodoviárias com saída de Juiz de Fora e destino ao estado do Rio de Janeiro. A permissão decorre de duas decisões judiciais publicadas em 29 de dezembro, que foram acatadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). As autorizações constam nas Decisões SUPAS 2.006 e 2.008, assinadas em 29 de dezembro de 2025 e publicadas no Diário Oficial da União em 6 de janeiro de 2026. Com isso, Juiz de Fora passa a integrar oficialmente a malha de embarque da empresa para diferentes regiões fluminenses.
Com a nova determinação, a cidade passa a ter seções autorizadas para destinos da Região dos Lagos, como Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. Também estão incluídas cidades da Região Metropolitana e Serrana do Rio de Janeiro, como a capital fluminense, Niterói, Petrópolis, Itaboraí, Duque de Caxias e Magé, além de Três Rios, no Centro-Sul Fluminense.
A autorização representa uma mudança em relação ao posicionamento adotado pela ANTT no primeiro semestre de 2025. Em 13 de maio do ano passado, a agência havia indeferido, por meio da Decisão SUPAS 646, pedidos da BH Bus para operar linhas como Betim x Armação dos Búzios e Betim x Arraial do Cabo, que passam por Juiz de Fora. Na ocasião, o argumento foi a ausência de autorização para os mercados solicitados.
Diferentemente do indeferimento anterior, a liberação atual decorre do cumprimento de uma ordem judicial no âmbito do Mandado de Segurança nº 1115084-75.2025.4.01.3400. Por esse motivo, a operação ocorre em caráter sub judice, permanecendo válida enquanto a decisão judicial estiver em vigor.
A BH Bus mantém parceria com a empresa Brasil Bus, que já atua no trecho entre Betim e Cabo Frio. Segundo a companhia, a nova frota deve iniciar as operações aina sexta-feira (16), em função do aumento da demanda durante o período de alta temporada.
Além das novas rotas entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, a empresa informou que planeja ampliar suas operações para outros estados, com pedidos envolvendo destinos em Goiás, como Anápolis, Bahia, com Porto Seguro, e Espírito Santo, com Serra.
