A diretora da Escola Infantil Novo Espaço anunciou: “Hoje temos visitantes muito especiais.” As anfitriãs, crianças de até 6 anos, aguardavam os convidados ansiosas. De dentro de um trenzinho nomeado de “Expresso da Alegria”, desembarcaram 19 idosos, moradores do Lar de Idosos Luiza de Marillac, no Furtado de Menezes, que foram entrando na sala e ocupando seus lugares à mesa. Um lanche com gosto de ceia de Natal, no qual a experiência dos homenageados foi reverenciada e o objetivo de proporcionar um momento especial foi alcançado.
No caminho pelo Expresso, os idosos foram distribuindo carinho e acenos até a instituição. Lá foram recepcionados com músicas tradicionais, como “Sapatinho de Natal” e “Bate o Sino”. As crianças, além de oferecer um lanche aos convidados, entregaram – algumas com mais timidez, outras com mais desenvoltura – um abraço, a representação mais delicada de um presente preparado com muita expectativa. A atenção, o cuidado e o respeito são os valores que a atividade pretendia fixar como ensinamento. Formando uma fila espontânea, os pequenos saíam, escolhiam um dos convidados e se deixavam enlaçar pelo abraço. “Foi muito bonito. Eles cantaram músicas das quais a gente nunca se esquece, nos fizeram lembrar dos nossos tempos de criança. Viemos fazendo uma farra no trenzinho e recebemos esse carinho, cada um com uma expressão diferente. Vou levar muita saudade desse dia comigo”, disse Zuleika Vieira, 92 anos. Os alunos Marco Antônio Lourenço e Yan Souza, ambos de 4 anos, comentaram que vão repetir os gestos de carinho com os idosos também fora da escolhinha.
Uma das diretoras da escola, Wilza Helena Chaves Rezende, explicou que o encontro foi o fechamento de um projeto. “Arrecadamos com os pais doações para o Lar Luiza de Marillac. Queríamos agradar as pessoas que cuidaram de nós, trabalharam pelo nosso bem e hoje, muitas vezes, não recebem a atenção que merecem. Nós queremos construir um mundo melhor a partir das crianças. Se conseguimos tocá-las agora, elas se tornarão adultos melhores, e ver o entusiasmo que eles já apresentam nesse contato é uma recompensa enorme.” Para despertar esse aprendizado, foi usado o livro “Gente de muitos anos”, de Malô Carvalho e Suzete Armani. Os idosos voltaram para o lar com a lembrança do abraço e as doações arrecadadas pela escola. “Existe uma carência de bens materiais, sobrevivemos com doações. Mas também há a necessidade dessa interação, que é essencial.
Algumas dessas pessoas não têm família, e esse tipo de ação rende comentários por vários dias. É tão importante esse momento que trouxemos até os idosos que têm um pouco mais de dificuldade de locomoção”, comentou o diretor do Lar, Júlio Cézar Campos. Pessoas que quiserem colaborar ou visitar o Lar de Idosos Luiza de Marillac podem fazer contato pelo telefone 3211-2902 ou pela página no Facebook.