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Prefeito assina decreto que regulamenta Plano de Mobilidade Urbana

Foto: Marcelo Ribeiro
Decreto que efetiva o plano foi assinado pelo prefeito Bruno Siqueira; as intervenções na cidade, nas próximas duas décadas, devem ter como norte a prioridade ao transporte coletivo e ao não-motorizado (Foto: Marcelo Ribeiro)
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O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) assinou na tarde desta segunda-feira (13) o decreto que efetiva o Plano de Mobilidade Urbana de Juiz de Fora (PlanMob-JF). O trabalho, desenvolvido a partir de 2014 pela Settra e uma empresa de consultoria, tem objetivo de traçar diretrizes para o transporte e o trânsito da cidade, conforme preconiza a Política Nacional de Mobilidade Urbana, por meio da Lei Federal 12.587, de 2012. Na prática, o documento funciona como um facilitador na captação de recursos externos para promover obras estruturantes e investir em melhorias no deslocamento da população. De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Rodrigo Tortoriello, as intervenções feitas na cidade, nas próximas duas décadas, devem ter como norte a prioridade ao transporte coletivo e ao não-motorizado, além de criar novas opções para os pedestres. A previsão era que o decreto fosse publicado nos Atos do Governo desta terça (13).

Segundo Bruno, o PlanMob-JF é dividido em duas partes, sendo uma com o plano conceitual e outra com o detalhamento de alguns projetos. O viaduto do Tupynambás, já em construção, é um destes projetos. “O Plano de Mobilidade Urbana compatibiliza com as diretrizes do Plano Diretor, que já foi encaminhado à Câmara Municipal. Um detalhe importante é que não se trata de um texto fechado, uma vez que pode ser atualizado e anexado com novas ideias”, explicou o prefeito, acrescentando que, diferente do Plano Diretor, este não precisa ser apreciado pelo Legislativo, conforme lei federal.

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No entanto, a participação da sociedade se fez presente na construção do documento, como explicou o subsecretário de Planejamento do Território, Álvaro Henriques Giannini, que coordenou os trabalhos do Plano Diretor. “A mobilidade urbana foi discutida durante os colóquios do plano, que ocorreu nas oito regiões da cidade, além dos distritos.” Tortoriello informou, ainda, que é uma orientação do Ministério das Cidades a valorização e a opinião da comunidade.

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As diretrizes foram desenvolvidas pensando em curto (até 2017), médio (de 2017 a 2020) e longo prazo (a partir de 2021). A ideia é que, no prazo de 20 anos, sejam adotadas iniciativas visando, por exemplo, à ampliação da mobilidade dos moradores, sobretudo aqueles de baixa renda; a melhoria da qualidade de vida urbana e dos padrões de sustentabilidade; e a melhoria na acessibilidade e na qualidade das calçadas para incentivar o modal pedestre.

Área Azul é premiada

Ainda durante o encontro com a imprensa para apresentar o Plano de Mobilidade Urbana, o prefeito Bruno Siqueira recebeu uma placa e um troféu das mãos do diretor da Estapar Adélcio Antonini. A premiação se deu porque a Área Azul Digital, em operação na cidade, foi reconhecida como a melhor solução em estacionamento em vias públicas, conforme a Associação Brasileira de Estacionamentos (Abrapark). De acordo com o diretor, a experiência local foi julgada por especialistas da área durante uma conferência ocorrida em Las Vegas, nos Estados Unidos, que identificaram a efetividade do rotativo pago, pelas diversas formas de pagamento e o grande índice de uso do aplicativo digital. “Em breve, os créditos nos parquímetros também poderão ser adquiridos por cartões de crédito e débito”, adiantou Adélcio.

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O prefeito Bruno Siqueira agradeceu o prêmio e disse que a melhoria da Área Azul se deu após licitação pública no setor. “O serviço era muito ruim e criticado, mas a licitação nos permitiu várias inovações. Hoje nosso serviço é referência para grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.”

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