A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ficou em 54º lugar no ranking 2024 de melhores universidades da América Latina, divulgado nesta terça-feira (12) pela consultoria britânica Times Higher Education, considerada uma das mais conceituadas do mundo. A instituição juiz-forana subiu nove posições, em comparação com o levantamento de 2023, quando ficou em 63º, e 20 em relação a 2022, quando apareceu em 74º na lista.Entre as universidades mineiras, a UFJF é a quinta melhor na classificação, atrás da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que alcançou o 13º lugar geral e primeiro no estado; da Universidade Federal de Viçosa (UFV), posicionada em 23º; da Universidade Federal de Lavras (25º); e da Universidade Federal de Uberlândia (48º).
A pró-reitora adjunta de Sistemas de Dados e Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, observa que o ranking da Times Higher Education se propõe a avaliar o desempenho de instituições com base em indicadores de qualidade do ensino, pesquisa, relação com a indústria e internacionalização. “Na UFJF, a participação neste ranking é uma ação coordenada pela Pró-Reitoria de Sistema de Dados e Avaliação (Prosdav) e, desde 2020, temos buscado aprimorar os processos de coleta e organização de dados para este e outros rankings.”
Segundo a pró-reitora, fazer parte dessa lista é uma forma de ganhar visibilidade internacional. “Desde 2020, a UFJF se dedica a organizar dados institucionais para atender aos indicadores da avaliação. Esta melhora significativa na posição da UFJF é um resultado da qualidade dos serviços prestados pela instituição que, apesar de tantos desafios orçamentários, apresenta um desempenho muito bom, e vem ganhando posições no Brasil e na América Latina. Em relação ao ano passado, houve melhora em todos os indicadores e subimos três posições entre as instituições brasileiras”, destaca.
Brasil tem sete entre as dez melhores universidades
Depois de cinco anos, a Universidade de São Paulo (USP) voltou ao topo do ranking de melhores universidades da América Latina, realizado pela Times Higher Education. Segundo a Agência Estado (AE), desde 2019, a USP vinha perdendo o posto para a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile, que agora ocupa o quarto lugar.
Ao todo, 69 universidades brasileiras foram classificadas pela consultoria. O Brasil tem sete entre as dez melhores universidades da América Latina este ano. “Se você pretende estudar em uma das melhores universidades da América Latina, ir para o Brasil pode ser sua melhor aposta”, dispara a consultoria britânica.
A Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ocupam a segunda e a terceira posição, respectivamente. A Unicamp subiu do terceiro lugar para o segundo, e a UFRJ, do 11º para o terceiro. A Universidade Estadual Paulista (Unesp), que no ano passado ocupou o décimo lugar, agora ficou em quinto. A Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro (PUC-RJ) alcançou o 6º lugar, seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 7º, e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 10º.
O ranking total da América Latina tem 214 instituições, em 16 países. A Colômbia é o segundo país com mais universidades classificadas (38), mas nenhuma delas ficou entre as dez melhores.
Confira as 10 melhores universidades da América Latina em 2024
1º. Universidade de São Paulo (USP);
2º. Universidade de Campinas (Unicamp);
3º. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
4º. Pontifícia Universidade Católica do Chile;
5º. Universidade Estadual Paulista (Unesp);
6º. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ);
7º. Tecnológico de Monterrey, no México;
7º. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
9º. Universidade do Chile;
10º. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Veja aqui a lista completa, com todas as universidades classificadas