Ícone do site Tribuna de Minas

Campanha ‘Fios da solidariedade’ doa cabelos para instituições

Desde agosto, 280 mechas já foram doadas
Desde agosto, 280 mechas já foram doadas
PUBLICIDADE

A Fundação Ricardo Moysés Júnior recebeu nesta quarta-feira (12) 138 mechas de cabelos que foram arrecadadas durante a campanha “Fios da solidariedade”, promovida pela UFJF, na recepção dos calouros do segundo semestre deste ano. Do início da campanha, em 25 de agosto até hoje, foram arrecadadas 280 mechas. As demais serão distribuídas entre a Ascomcer e a ONG Cabelegria de São Paulo.

As professoras do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e organizadoras da campanha Alice Rezende e Aline Paiva se surpreenderam com o resultado da iniciativa. “Tínhamos boas expectativas, mas não esperávamos que houvesse toda esta mobilização por nunca ter acontecido algo semelhante e ainda neste meio, no qual os alunos têm grande apreço pelo cabelo comprido”, comenta Aline. A professora Alice completa: “Recebemos doações não só dos estudantes, mas de professores, servidores, comunidade e até de pessoas de outras cidades, que inclusive nos mandaram mechas pelos Correios.” Segundo Alice, para a escolha das instituições, foram levadas em consideração instituições que prestam assistência as pessoas com câncer e que podem confeccionar as perucas.

PUBLICIDADE

A Fundação Ricardo Moysés Júnior, que já confeccionou duas perucas com o material recebido, atende atualmente 110 pacientes, entre crianças e adolescentes. A unidade oferece, além de hospedagem e alimentação às pessoas em tratamento e seus familiares, serviço de psicologia, traslado para o hospital, exames, prótese, tratamento dentário, medicação entre outros serviços. A diretora executiva e fundadora da casa Jane Berlose Moysés apoia a iniciativa e explica que, em média, são gastas cinco mechas para confeccionar uma peruca de tamanho curto. “Recebemos doações de cabelo todos os dias, em média três mechas. Toda ajuda é bem-vinda. Acho que o cabelo, principalmente para a mulher, é responsável pela autoestima. A falta dele influência diretamente no tratamento. Além disso, este tipo de campanha faz com que as pessoas entendam que podem ajudar não só com dinheiro, mas com a doação de cabelos. A pessoa corta, mas ele logo cresce.”

PUBLICIDADE

Interessados em doar podem ligar para o telefone 3229-0002 ou ir à sede da instituição na Rua Francisco Vaz de Magalhães 12, no Bairro Cascatinha, das 8h às 18h. As mechas devem ter, no mínimo, 15cm. Além disso, o cabelo precisa estar limpo, seco e preso por um elástico.

Sair da versão mobile