Juiz de Fora já conta com um bicicletário público. O equipamento urbano funciona no Morro do Imperador, um dos principais pontos turísticos da cidade, e foi instalado pela Prefeitura, em parceria com a ONG MobiliCidade, no fim de outubro. Conforme a chefe de Departamento de Incentivo ao Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tatiana Herdy, a implantação é parte do processo de revitalização do espaço.
“Estamos deixando o local mais democrático. Existem muitos turistas e ciclistas que frequentam o lugar, e, por isso, pensamos que um bicicletário também seria uma boa ideia, um benefício para quem pratica esporte”, explica Tatiana.
Segundo o diretor da ONG MobiliCidade, Guilherme Mendes, a ideia é que esse seja o primeiro de muitos estacionamentos de bicicleta em Juiz de Fora. “Vamos trabalhar para conseguir novas autorizações para instalá-los também no Centro da cidade.”
Ele explica que a ONG auxiliou a Prefeitura em questões técnicas e que a escolha do local se deu em virtude do apelo turístico. “É um incentivo para que as pessoas frequentem mais o Morro do Imperador, principalmente de bicicleta.” Ainda não há previsão de quando serão instalados novos equipamentos na cidade.