Uma idosa de 70 anos faleceu nesta segunda-feira (12) vítima da Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico da Prefeitura de Juiz de Fora, ele tinha como doença prévia hipertensão arterial sistêmica. Conforme as autoridades em saúde, as comorbidades, além da idade, são fatores de risco para evolução da doença. Com a atualização, Juiz de Fora chega a 242 vidas para a pandemia. Em investigação há, ainda, três mortes cujas causas podem estar relacionadas à Covid-19, segundo o boletim.
O levantamento atualizado apontou ainda que entre domingo e esta segunda o Município manteve o número de diagnósticos confirmados da doença até então: 6.416. Em relação às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a doença, foram novos 20 registros em 24 horas. No total, Juiz de Fora já contabilizou 23.318 casos suspeitos.
Em relação ao número de pessoas recuperadas, a Secretaria de Saúde informou que, até a semana passada, 5.810 dos casos confirmados eram considerados restabelecidos. Eles apresentaram resultado de exame positivo para Covid-19 e venceram os 14 dias de isolamento sem nenhuma intercorrência.
Todos os dados são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.
164 pacientes internados em ‘leitos Covid’
Informações disponibilizadas pela Prefeitura mostravam que, até por volta das 17h30 desta segunda, a taxa de ocupação total de leitos de UTI na cidade era de 76,45%. Do total de 259 leitos disponíveis, 198 estavam ocupados. Destes, 70 eram em razão da Covid-19 (pacientes com suspeita ou diagnóstico). Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação era de 74,12%.
Em relação aos leitos de enfermaria, até o mesmo horário, 58,68% estavam ocupados. Ou seja, dos 1.394 equipamentos de enfermaria existentes em toda a rede de saúde de JF, 818 estavam ocupados. Das pessoas internadas em enfermaria, 94 tinham resultado positivo ou aguardavam diagnóstico para a Covid-19.
Em sua totalidade, a cidade tinha 164 casos de hospitalização devido ao coronavírus. O painel gerencial não apontava a taxa de isolamento social na cidade nesta segunda.