
Alunos da Escola Municipal Doutor Adhemar Rezende de Andrade se preparam para a disputa
Mil e setecentos alunos de Juiz de Fora oriundos das redes federal, estadual e municipal de ensino realizam hoje a segunda fase da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Serão 11 pontos de aplicação de provas, sendo um destinado aos professores, que participam, este ano, pela primeira vez do programa. Na primeira fase, foram inscritos cerca de 34 mil estudantes de 91 instituições de ensino.
A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. O processo é constituído de duas etapas, na primeira é aplicada uma prova objetiva. Os aprovados seguem para a segunda fase, onde é realizado um teste com questões discursivas, ambos diferenciados por níveis de escolaridade.
No ano passado, Juiz de Fora obteve sete medalhas de ouro, 12 de prata e 24 de bronze. Em 2012, foram conquistadas quatro de ouro, seis de prata e 25 de bronze. A Escola Municipal Doutor Adhemar Rezende de Andrade, na Cidade Alta, participa das olimpíadas desde a primeira edição, tendo recebido medalhas de ouro e prata e diversas menções honrosas em todas as edições, exceto em 2011.
De acordo com a professora de matemática Ana Angélica de Andrade Faria, responsável pela Obmep na Adhemar Rezende, todos os anos é feita uma preparação com os estudantes participantes. “É muito bom ver o aluno acreditar na capacidade dele. Poder acreditar que vai fazer uma prova de nível nacional, que muita gente no Brasil está fazendo, e que ele, de um bairro carente, de escola pública, tem chance de vencer. Isso é o maior ganho, melhora autoestima dos alunos. Temos orgulho em competir.”
O estudante do 7º ano Gustavo José dos Santos, 12 anos, está nas olimpíadas pela segunda vez. O irmão, que já participou de outras edições, é seu maior incentivador. “Ele fica no meu pé. Minha família também me apoia. Participo para ver a minha capacidade e, além disso, é uma forma de investir no meu futuro.” Vitor Bruno de Almeida Souza, do 8º ano, recebeu menção honrosa na última edição. “Foi muito bom poder me destacar entre vários estudantes do Brasil, isso motiva a gente a se dedicar ainda mais.” O discente Matheus Justino Batalha, 13, do 8º ano, também foi premiado com uma menção na edição passada. “Ganhar a menção foi um desafio concluído, a meta agora é chegar mais longe e conquistar medalhas.”
De acordo o coordenador regional da Obmep MG05, cuja secretaria é situada no Departamento de Matemática da UFJF, Sandro Rodrigues Mazorche, mais de 80% das escolas de Juiz de Fora aderiram ao projeto. Ele destaca a importância das olimpíadas na formação dos alunos. “Percebemos a valorização dos estudantes enquanto inseridos na escola pública, que, às vezes, se tem a sensação de que o ensino é ruim. As olimpíadas têm mostrando exatamente o contrário. Ela vem trazendo a oportunidade para que os alunos tenham condições e possam mostrar seu potencial. Assim, ganhando medalhas, ele passa a usufruir de programas de iniciação científica e mestrado, onde vai ter um crescimento mais rápido, abrindo os olhos mais cedo para a vida acadêmica.”
