Ícone do site Tribuna de Minas

Fórum debate estratégias de turismo LGBTI

rainbow
PUBLICIDADE

Com o objetivo de debater estratégias para estimular as atividades turísticas para a comunidade LGBTI em Juiz de Fora, acontece, no dia 16 de agosto, o II Fórum Mineiro de Turismo LGBTI. O evento, que integra a programação da II Semana Rainbow da UFJF, será no Hotel Ritz (Avenida Barão do Rio Branco 2000, Centro), das 9h às 18h. Serão ofertadas 120 vagas, sendo que a participação é aberta à toda comunidade e não há exigência de inscrição ou cobrança de taxas.

O Fórum irá contar com a participação de representantes do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Ludmila Magro, e da International Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA) no Brasil, Clóvis Casemiro, que trarão discussões no período da manhã. A tarde será voltada às normas de comportamento na recepção de turistas, assunto que será abordado pelo professor do curso de Ciências Sociais da UFJF, Raphael Bispo dos Santos.

PUBLICIDADE

Para encerrar o evento, os participantes poderão realizar uma visita guiada pela exposição “No armário de Mademoiselle Debret Le Blanc”, tendo como guia o próprio curador da iniciativa e professor do curso de Bacharelado em Moda da UFJF, Luiz Fernando Ribeiro. A mostra reunirá trajes sociais de edições do concurso Miss Brasil Gay.

PUBLICIDADE

Pesquisa mostra perfil do turista LGBTI

Entre 14 e 20 de agosto do ano passado, Juiz de Fora recebeu cerca de quatro mil turistas durante a realização de eventos da comunidade LGBT+, incluídos na 37ª edição do concurso Miss Brasil Gay, na 17ª Rainbow Fest Brasil e na primeira Semana Rainbow da UFJF. De acordo com dados da pesquisa “Perfil da demanda turística LGBT+”, realizada pelo projeto de extensão “Miss Brasil Gay – interfaces com a UFJF e a comunidade”, cerca de R$ 2 milhões foram injetados na economia local durante o período. Além disso, a média de ocupação mensal dos hotéis, que gira em torno de 45%, saltou para 67%.

Sair da versão mobile