Ícone do site Tribuna de Minas

Usuários da UBS Jóquei Clube I denunciam instabilidade no atendimento médico

UBS Joquei foto Leonardo Costa 1
Tribuna esteve na UBS do Jóquei Clube I na manhã desta sexta-feira (Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

Ao longo dessa semana, usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jóquei Clube I, na Zona Norte de Juiz de Fora, enviaram denúncias à Tribuna sobre uma suposta instabilidade no atendimento médico do local. Segundo os relatos, a unidade estaria funcionando sem médico no período da tarde há quase um mês. Além disso, a ausência de alguns atendimentos especializados também seria alvo das reclamações. Na manhã desta sexta-feira (12), houve queixas de que não havia nenhum médico na UBS. A Tribuna esteve no posto, mas o serviço já havia sido restabelecido. 

A nova unidade foi inaugurada no dia 3 de junho com a proposta de atender até 11 mil pessoas do próprio bairro e de parte do Barbosa Lage. Segundo um leitor da Tribuna, que preferiu não ser identificado, a falta de médicos no período da tarde aconteceria desde a inauguração. “Minha filha levou meu neto para consultar na semana passada, mas eles voltaram para casa, pois não tinha ninguém para atender de tarde.” 

PUBLICIDADE

O morador do bairro também disse que havia quatro médicos no expediente da antiga UBS, sendo dois para cada turno. Um funcionário da unidade disse à Tribuna que o quadro completo de profissionais ainda estaria em processo de contratação.

PUBLICIDADE

‘Erro operacional de atendimento’ na UBS

Sobre a ausência de médicos, inicialmente a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou à Tribuna que a informação não procedia. Após a ida de uma equipe do jornal na UBS, a reportagem questionou novamente a PJF sobre a falta de médicos nesta manhã e em outros dias, conforme relatado pelos leitores. A respeito do primeiro questionamento, a Secretaria de Saúde afirmou que houve uma interrupção no atendimento nesta manhã, mas não respondeu sobre os outros dias dessa semana.

Confira a resposta do secretário de saúde na íntegra: 

PUBLICIDADE

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que houve um erro operacional de atendimento da escala médica de atendimento da Unidade Básica do Jóquei Clube I e que logo que foi identificado esse erro ele foi corrigido imediatamente com a cobertura de outra assistência médica. Para a próxima semana, isso não mais ocorrerá”, afirmou o secretário de saúde Alfeu Gomes

Sair da versão mobile