Juiz de Fora tem 350 pessoas hospitalizadas por Covid-19 neste sábado (12). É o que apontam os dados divulgados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na mais recente atualização do boletim epidemiológico do município. Ainda que o número registre 16 internações a menos que aquele registrado nesta sexta-feira, a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva exclusivos ao tratamento de Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) permanece em 71,43%.
Ao todo, às 19h11, 188 pacientes ocupavam leitos de enfermaria e outros 162 estavam em unidades de de terapia intensiva.
A exemplo dos finais de semana anteriores, a PJF novamente não divulgou o número de novas mortes e infecções neste sábado.
Percentuais
Pelos dados apresentados, observa-se que a queda nas hospitalizações se deu apenas no número de pacientes internados em enfermarias. Na sexta, havia 208 pessoas internadas nestes equipamento. Neste sábado, por exemplo, o número caiu para 188. O declínio é refletido no índice de ocupação dos leitos de enfermaria no SUS, que caiu de 68,78% para 59,73%.
Entretanto, o número de pessoas internadas na UTI aumentou de 158 para 162.
Já as taxas gerais de ocupação dos leitos de terapia intensiva, ou seja, as vagas ocupadas tanto por pacientes de Covid-19 quanto de outras enfermidades, permanecem entre 70% e 80%. O índice geral de ocupação das UTIs de hospitais públicos e privados é 78,91% – na sexta, era de 77,08%.
Nas UTIs de unidades privadas, são 82,91% de ocupação, mais de seis pontos percentuais a mais do que o número anterior. Tal levantamento, no entanto, soma tanto casos Covid quanto outras enfermidades. A ocupação nas enfermarias dos hospitais particulares, como de praxe, não é informada pela Secretaria de Saúde.
Por fim, os leitos de terapia intensiva dos equipamentos públicos têm 77,15% de ocupação.
Todos os dados do boletim epidemiológico são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no site covid19.pjf.mg.gov.br.