Ícone do site Tribuna de Minas

Mineiro de 13 anos gabarita competição na Tailândia e busca ajuda para Olimpíada nos EUA

olimpíada
Emanuel Lopes ganhou troféu por gabaritar prova de raciocínio lógico em competição na Tailândia (Foto: Arquivo pessoal)
PUBLICIDADE

Aos 13 anos, o mineiro Emanuel Lopes gabaritou a prova de raciocínio lógico da Olimpíada Internacional de Matemática da Tailândia (Timo). Pelo feito, ele ganhou um troféu, além de ter conquistado medalha de prata na premiação geral. Agora, o próximo passo desejado pelo estudante é conseguir ir a Nova York para disputar a ‘Copernicus Olimpíada’, uma das principais competições internacionais de matemática do mundo, que homenageia o astrônomo Nicolau Copérnico. Para isso, sua família busca recursos através de uma vaquinha on-line

Natural de Além Paraíba, na Zona da Mata mineira, Emanuel se mudou para Juiz de Fora junto com sua família para estudar no Colégio Militar. O interesse pela matemática surgiu muito cedo, incentivado por seus pais, e logo se tornou uma paixão. A primeira competição que participou foi a Canguru em 2022. 

PUBLICIDADE

“Eu gostei muito da sensação, fiquei feliz de ganhar minha primeira medalha, e (depois) ir à Tailândia foi uma experiência incrível. Eu nunca tinha saído para fora do país. Foi inesquecível ainda mais por ter sido para fazer uma coisa que eu amo e ter ganhado medalha”, comenta o mineiro. 

PUBLICIDADE

Emanuel conta que o estudo sempre foi prioridade em sua casa, e, para além das tarefas da escola, ele tem o costume de se dedicar especificamente para as competições, realizando provas antigas. “Infelizmente, essas competições não são muito divulgadas no Brasil, então não são todos os alunos que sabem.” 

Pais se emocionam com a trajetória dos filhos; Samuel, de 9 anos, também participa de competições (Foto: Arquivo pessoal)

A mãe de Emanuel, Caroline Lopes, 35, conta que o que mais chamou a sua atenção na competição na Tailândia foi a valorização de outros países à educação. Segundo ela, os alunos ganham, além de ajuda de custo, incentivos para participar, como prêmios em dinheiro. “Nosso país está muito atrás. Apenas cinco alunos brasileiros conseguiram participar. Nós temos crianças brilhantes aqui, com nível para competir internacionalmente, e isso não é incentivado.”

PUBLICIDADE

A mãe comenta que se emociona da trajetória que os dois filhos estão trilhando, já que o mais novo, Samuel, de apenas 9 anos, já começou a participar de olimpíadas também. “Estamos colhendo os frutos dos nossos esforços e continuamos incentivando de acordo com as nossas possibilidades.” O pai do menino, Thiago Gabriel Lopes, acrescenta que o esforço diário é grande, mas ver o filho sendo premiado faz tudo valer a pena.

Para o futuro, Emanuel deseja continuar participando de novas olimpíadas e conquistar seu sonho de cursar uma universidade fora do país.

PUBLICIDADE

Vaquinha para viagem a Nova York 

Para ir até a Tailândia em abril deste ano, a família contou com o patrocínio da MRS, que custeou as passagens e a inscrição, além dos recursos doados através de vaquinha on-line. Agora, Emanuel busca apoio para que consiga viajar para Nova York em julho e representar o estado de Minas Gerais na ‘Copernicus Olimpíada’. “Como todos os custos são em dólares, sem apoio ele não conseguirá ir”, explica o pai. 

Para quem tiver interesse em ajudar, basta entrar em contato com Thiago pelo telefone (21) 98315-8527 ou doar por meio deste link

Sair da versão mobile