Até as 17h, vários pontos de vacinação funcionarão em Juiz de Fora para a atender a demanda, neste sábado de Dia D. De acordo com a Secretária de Saúde, além das 63 UBSs, dos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA) e do Idoso (DSI) e do PAM-Marechal, dois postos extras ficam disponíveis. Um deles funcionando no Santa Cruz Shopping e outro na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Bairu.
Antônio e Rita fazem parte do grupo prioritário de pessoas com mais de 60 anos para receber a imunização. Crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, professores, trabalhadores de saúde, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, com prescrição médica, também estão dentro dessa prioridade.
Conforme dados da Prefeitura, desde o início da campanha, no último dia 23, a Secretaria de Saúde já conseguiu imunizar 31,50% do público alvo na cidade, ou seja, 40.894 pessoas vacinadas. A meta é atingir a cobertura vacinal de 90%, somando um total de 112.935 vacinados. Segundo a pasta, os idosos são as pessoas que mais procuraram a dose, enquanto as crianças representam o menor percentual de imunização dentre o grupo prioritário. A gripe ou influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório com elevado potencial de transmissão. Os sintomas são febre, dor muscular, dor de cabeça e tosse seca.