Ícone do site Tribuna de Minas

Crianças recebem chocolates em entidades da Cidade

PUBLICIDADE

Crianças e adolescentes assistidas pelo Instituto Bruno e pela Sociedade Beneficente Mão Amiga receberam a doação de chocolates arrecadados pelo Programa Bem Comum, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na tarde desta quarta (12). Os kits de doces foram arrecadados com a intenção de beneficiar duas instituições, mas a mobilização foi além, permitindo que as entidades Agente do Amanhã e Casa do Pequeno Jardineiro também pudessem receber o agrado em função da Páscoa.

“Nós recebemos o projeto com muito carinho e ficamos muito felizes com o reconhecimento do trabalho da ONG. Por mais que as crianças com doenças severas convivam com dificuldades, elas reconhecem e sentem o ato de amor”, afirma a coordenadora do Instituto Bruno, Maria do Carmo Vianna. Ainda de acordo com ela, foi um momento de conhecer o universo das crianças que possuem surdocegueira. “Eles abriram as caixas e deram os chocolates para os atendidos comerem. Nossas crianças e adolescentes experimentaram algo bom, gostoso. Há uma dificuldade de comunicação e eles não têm a oportunidade de falar o que sentem, ou o que gostariam de ter. Então esse contato é muito especial”, acrescenta. A ONG trabalha com metodologias específicas de comunicação alternativa.

PUBLICIDADE

Maria do Carmo ainda reforça que, além da doação dos chocolates, a comunidade mantém o espaço com contribuições da sociedade. “Sem a ajuda financeira das pessoas não temos condições de levar o projeto adiante. Pagamos funcionários e despesas com esse dinheiro. É importante que os doadores possam sonhar junto com as famílias apoiadas, um sonho que é dar a qualidade de vida para seus filhos. As visitas também são sempre bem vindas.”

Ocasião especial

Quando chegaram ao Instituto, os atendidos tinham se arrumado especialmente para a comemoração dos aniversariantes do mês, conforme detalhou o secretário de Comunicação, Michael Guedes. “Pudemos constatar um trabalho muito carinhoso, uma gratidão genuína a quem doou os chocolates.” Segundo Guedes, as entidades incluídas no projeto estão regularmente cadastradas no município. Para essa ação, o Bem Comum contou com parcerias como o Shopping Jardim Norte, que cedeu espaço para ponto de coleta dos chocolates, do grupo Treinadores do Bem e de alunos do Colégio Equipe, que colaboraram mobilizando e recolhendo doações. A Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) contribuiu com produtos apreendidos e não retirados dentro do prazo legal estabelecido. “Com o envolvimento de todos, tivemos uma grata surpresa. Conseguimos arrecadar 250 caixas de bombons e mais 100 kits de chocolates, e foi possível aumentar o número de entidades beneficiadas.”

PUBLICIDADE

Para Guedes, além do bem estar social proporcionado pela iniciativa, as luzes são lançadas sobre o trabalho das instituições, indo além de uma ação pontual. “É permanente porque as pessoas vão descobrindo o trabalho fundamental de todas essas entidades, podendo ajudar ao longo do ano. Essa articulação promove o que acreditamos ser o verdadeiro bem comum, que é a divulgação de boas práticas”.

Sair da versão mobile