O Conselho de Segurança da Zona Norte começa, nesta semana, um levantamento que visa a avaliar os índices de criminalidade na maior região de Juiz de Fora. A violência, principalmente envolvendo jovens, é motivo de preocupação para a população da área que tem quase 150 mil habitantes. Porte de armas por adolescentes, uso e tráfico de drogas, furtos e roubos no comércio, brigas de gangues e vandalismo são as principais reclamações dos moradores. O trabalho vai reunir lideranças comunitárias, representantes do comércio e a comunidade em geral, que vão levantar a quantidade de policiais civis e militares que efetivamente atuam na área e os principais problemas de criminalidade nos bairros.
Também serão reunidas informações para traçar um perfil socioeconômico, a fim de mostrar a importância da região. Vamos levantar a quantidade de indústrias, escolas e estabelecimentos comerciais. No dia 26 de abril, faremos uma reunião e encaminharemos esse dossiê para a polícia e a Prefeitura. Neste dia, também vamos decidir se pediremos uma audiência pública na Câmara, explica a presidente do Conselho de Segurança da Zona Norte, Irene Aparecida Vitorino. Na ocasião, também será reforçada a antiga solicitação da comunidade para que a Zona Norte seja sede da 3ª Delegacia Distrital, que investiga os crimes que ocorrem naquela área. Atualmente, a delegacia funciona na sede da 1ª Delegacia Regional, em Santa Terezinha, na região Nordeste. Só temos dois delegados e quatro investigadores para atender a uma população de até 150 mil pessoas.
De acordo com o assessor de comunicação do 27° Batalhão da PM, capitão Paulo Alex, a iniciativa popular de mobilização é positiva para a polícia. Sobre a segurança, ele diz que a região tem uma atenção especial, principalmente pela grande quantidade de moradores, do comércio, de indústrias e de movimentação bancária. Temos a maior atenção nos grandes bairros, como Benfica, Monte Castelo e Jóquei Clube, além do entorno mais isolado. Nosso patrulhamento é voltado tanto para a busca por resultados quanto para a prevenção. De acordo com levantamento do 27º Batalhão, os meses de janeiro e fevereiro apresentaram queda 6,08% no número de crimes contra a pessoa e 4,21% na quantidade de crimes contra o patrimônio na Zona Norte.
