A imunização contra a Covid-19 em Juiz de Fora segue nesta segunda-feira (14), em Juiz de Fora. De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Município segue disponibilizando as doses normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Sport Club JF e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) – exclusivamente para idosos.
As pessoas que, por algum motivo, ainda não tenham se vacinado contra a Covid-19 podem receber a imunização em qualquer um dos postos de vacinação. A aplicação de vacinas começa nas UBSs de 8h às 10h30 (para crianças) e de 13h às 16h (para adultos). O Sport Club vacina crianças e adultos ao mesmo tempo, de 10h às 19h, e as unidades de Benfica, Milho Branco e Nossa Senhora das Graças vacinam, de 17h às 19h, também adultos e crianças.
Neste sábado, a vacinação contra a Covid-19 também atendeu crianças e adultos, somente no Sport Club. O local aplicou as doses das 8h às 13h, abrangendo todos os públicos, e a imunização transcorreu de forma tranquila.
Segundas doses adulto
Nesta segunda-feira, o calendário vai contemplar todas as pessoas que receberam a dose inicial de Janssen até 14 de janeiro ou data anterior.
Já a aplicação da segunda dose de AstraZeneca segue a data descrita no cartão de vacina. Na segunda, devem vacinar aqueles cuja data de retorno indica 14 de março ou data anterior. A aplicação da segunda dose da Coronavac também segue a data prevista no cartão.
Quem recebeu a primeira dose da Pfizer até 21 de fevereiro pode procurar um dos postos de imunização para receber a segunda dose nesta segunda.
Reforço
As doses de reforço são destinadas às pessoas de 18 anos ou mais, que receberam a segunda há, pelo menos, quatro meses (até 14 de novembro). Os idosos que vão receber primeira, segunda dose ou vacina de reforço, além destes locais, podem ser vacinados no DSI, das 8h às 11h.
Os imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias, também devem receber o reforço.
Documentação
As pessoas que vão receber a primeira dose devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto (como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista) e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, além da ficha de vacinação impressa e preenchida. Os pré-adolescentes e adolescentes que não tiverem o documento de identidade podem apresentar a certidão de nascimento.
As pessoas que vão receber a segunda dose e o reforço precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição.
A Prefeitura reforça o pedido para todos que vão ser vacinados levem, impressa e preenchida, a ficha de vacinação, cujo modelo está disponível no site da PJF. A medida facilita o momento da triagem e agiliza o processo de vacinação.
Para as crianças
As crianças com 5 anos ou mais que não receberam a primeira dose contra o coronavírus podem ir até o Sport Club, das 10h às 19h, ou em uma das UBSs, de 8h às 10h30, além das unidades de Benfica, Milho Branco e Nossa Senhora das Graças, de 17h às 19h. O Sport Club aplica as segundas doses diariamente.
O intervalo entre a primeira e segunda aplicação da Covid-19, inicialmente, será de oito semanas com a Pfizer e de 28 dias com a Coronovac. Seguindo recomendações dos órgãos competentes, as crianças que forem se vacinar não podem ter recebido outra vacina nos últimos 15 dias e não deverão receber outro imunizante nos 15 dias posteriores ao recebimento da primeira dose da Pfizer. Além disso, é necessário que a criança fique de 5 a 20 minutos no local após a vacinação, para serem observados casos de possíveis reações.