Ícone do site Tribuna de Minas

Feira realiza 69 cadastros de interessados em adoção

PUBLICIDADE

A “Feira de Adoção de Cães” do Canil Municipal, realizada na manhã deste sábado (12) no Parque Halfeld, registrou 69 fichas de pessoas interessadas em ter uma adoção responsável e levar para a casa um novo amiguinho para a família. Ao todo foram disponibilizados 21 cães, entre eles filhotes e adultos de machos e fêmeas e de portes pequeno, médio e grande. Todas as fêmeas e parte dos machos já tinham sido submetidos à castração. Como o número de interessados foi maior do que a quantidade de animais disponíveis no evento, as fichas serão analisadas pelos técnicos do Canil Municipal na próxima segunda-feira e os selecionados serão comunicados durante a semana.

O Demlurb informou que as pessoas que não foram escolhidas nesta ocasião podem participar de outras feiras ou procurar o Canil diretamente para escolher outro animal. Os candidatos a adoção tiveram que apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Todos passaram por uma entrevista, que teve como objetivo traçar o perfil do cão ideal para cada um e a potencialidade de uma adoção responsável.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O desenvolver de Web Anderson Nogueira, de 43 anos, era um dos surpresos, na feira, com o grande número de pessoas interessadas. Ele estava acompanhado do filho Maicon, de um ano, e, apesar de não se inscrever, disse que a iniciativa era muito positiva. “Esta é uma ação que deveria ser frequente. Para melhorar a interação das pessoas com estes animais, que precisam de cuidado. Além disso, estimula a sensibilidade das pessoas. O meu filho está encantado com tantos cãezinhos”, afirmou Anderson, acrescentando que em casa já possuiu uma cadela também adotada.

Já a estudante Carolina Aguiar foi uma das candidatas à adoção. “Sou apaixonada pelos animais. Aqui só tem cachorrinhos lindos. Vê-los aqui sensibiliza as pessoas. Espero que muitos encontrem um lar e vou torcer para ser aprovada”.

PUBLICIDADE

Política de proteção de animais

O diretor-geral do Demlurb, Marlon Siqueira Martins, ressaltou que esta é uma das ações do Departamento Municipal de Limpeza Urbana dentro da política de proteção de animais adotada pela Prefeitura. “Em nossa gestão, por meio de convênios com diversas clínicas veterinárias, podemos dizer que Juiz de Fora conta com um verdadeiro SUS (Sistema Único de Saúde) no campo da medicina veterinária. A cada dia, recolhemos mais animais que precisam de tratamento e encaminhamos para estas clínicas, onde são tratados e depois encaminhados para o Canil Municipal, o que acaba resultando em um inchaço de animais e esta feira de adoção serve justamente para dar vazão”, destaca Marlon, acrescentando que, atualmente, há cerca de 500 animais, entre cães e gatos, recolhidos no Canil.
O diretor-geral do Demlurb lembrou que, no último mês, fazendo parte das ações, foi implantado o gatil, para receber os bichanos que precisam de adoção. Ele ainda destacou o trabalho que vem sendo realizado pela equipe do castramóvel, que percorre os bairros, facilitando a castração. “Nos últimos 90 dias, mais de mil castrações foram realizadas”, contabilizou.

Departamento de Proteção

Marlon Siqueira adiantou que, na próxima quarta-feira, será divulgada, durante coletiva à imprensa, a criação do Departamento de Proteção de Animais, cujo objetivo será regular as políticas públicas voltadas para os animais no município, assegurando o pioneirismo de Juiz de Fora neste setor. O diretor também adiantou que está em tramitação na Câmara de Vereadores a criação de um Conselho Municipal de Proteção de Animais, com a participação de diversos setores. “Este órgão irá discutir políticas e ainda vai contar com um fundo orçamentário para viabilizar ações em prol da causa.”

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile