Ícone do site Tribuna de Minas

Com recorde de inscritos, Pism 2024 registra mais de 85% de participação

pism
PUBLICIDADE

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que aconteceu neste final de semana, registrou baixo índice de ausência no ano em que o exame teve recorde de inscrições, com mais de 43.700 inscritos. Conforme dados da UFJF, a abstenção nas cinco cidades onde as provas foram aplicadas foi de 13,16% no sábado, o que representa 5.755 estudantes faltosos, e 13,47% no domingo, ou 5.891 inscritos.

Na comparação com a última edição, o programa contabilizou menos participantes (34.544 inscritos) e uma taxa de ausência no mesmo patamar (13,3%). Segundo o edital do Pism, o candidato que não compareceu em um dos dois dias do exame está automaticamente excluído do processo.

PUBLICIDADE

De acordo com a instituição, eram esperados 23.101 candidatos em Juiz de Fora e 2.821 (12,21%) não realizaram os exames em um dos dois dias de prova. No caso de Governador Valadares, 7.313 estudantes eram esperados para prestarem o exame e 1.076 (14,71%) faltaram às avaliações. O maior índice percentual de ausências foi registrado em Petrópolis. Na cidade da região serrana do estado do Rio de Janeiro eram esperados 4.886 alunos e foi registrada a ausência de 766 pessoas (15,68%).

PUBLICIDADE

A vice-reitora da UFJF, Girlene Alves, afirmou que o resultado final após os dois dias de exame foi satisfatório, principalmente em razão do recorde no número de inscritos desde o início da realização do programa.

“A Universidade se organiza em uma parte considerável do ano letivo para que, neste momento, a gente possa acolher da forma mais cuidadosa, não só aos candidatos, mas também aos seus familiares. Espero que todos tenham tido a tranquilidade necessária para concluírem esta etapa.”

Dificuldade média

De acordo com Priscila Campos, professora de História e fundadora de um curso preparatório, as provas apresentaram nível de dificuldade mediano, no geral, com “questões mais desafiadoras e trabalhosas misturadas a questões mais diretas e tradicionais, equilibrando o nível de profundidade em todas as disciplinas”.

PUBLICIDADE

A professora destaca que as provas de Literatura e História para os alunos do primeiro ano deram prioridade aos novos conteúdos previstos no programa, enquanto Biologia, Física e Química mantiveram temas recorrentes.

Já nas provas do Pism II, zoologia e botânica foram temas recorrentes em Biologia, enquanto, em Geografia, os alunos tiveram que responder uma cobrança fora da realidade que vivem, a taxa Selic (um dos índices que servem como base para a inflação do país). Na prova de Química, o destaque foi uma questão discursiva sobre a solubilidade do etanol em água, que exigia conteúdos prévios para que fosse resolvida.

PUBLICIDADE

No último módulo, foram as questões discursivas que exigiram mais – com questões mais difíceis, de física moderna, por exemplo, dependendo do curso escolhido – já que as objetivas continuaram com temas mais genéricos. Em Geografia e História, temas atuais como conflitos político-militares e questões socioeconômicas foram mantidos, como já é tradicional, avaliou a docente.

Divulgação das notas

As notas das provas e o resultado final do Módulo III estão previstos para serem divulgadas em 31 de janeiro e 28 de fevereiro de 2024, respectivamente. Já as notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas em 22 de março de 2024. O resultado final dos exames ficará disponível em 5 de abril de 2024. As informações serão disponibilizadas no site da Copese.

E, para quem volta para os próximos módulos em 2024 e não foi tão bem nas provas desta edição, a dica da professora é estudar de forma contínua, durante todo o ano que vem, e “se preparar observando os principais temas e se dedicando à resolução das provas anteriores”.

PUBLICIDADE

Sair da versão mobile