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Construção de trevo entre AMG-3085 e BR-040 continua sem previsão

trevo barreira by fernando priamo capa
trevo barreira by fernando priamo
Carreta é flagrada fazendo conversão irregular, um dos principais problemas verificados no trecho (Foto: Fernando Priamo)
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Dois anos depois da abertura da AMG-3085, estrada que liga as rodovias MG-353 e BR-040, continua sem previsão a construção de um trevo na altura do Bairro Barreira do Triunfo, Zona Norte de Juiz de Fora. A obra do trevo era a condicionante para que o acesso fosse aberto. Porém, foi feito um acordo em 2017 para que a AMG-3085 fosse liberada para o tráfego sem a intervenção, feita apenas uma intercessão. Desde então, a falta do trevo acaba causando confusão nos motoristas que trafegam pela região. A Tribuna esteve no local e flagrou diversos carros fazendo conversões irregulares para entrarem ou saírem da AMG-3085. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apesar de não terem sido registrados acidentes no local, são constantes as reclamações de usuários em relação às infrações.

A estrada de 13,8 quilômetros de extensão custou R$ 66 milhões aos cofres públicos e estava sendo construída desde maio de 2013. Um dos objetivos da obra era incentivar a demanda para uso do Aeroporto Regional, construído com vocação para ser um grande escoador de cargas da região. Antes, para chegar ao aeródromo, a partir de Juiz de Fora, era preciso cortar todo o perímetro urbano em direção ao Bairro Grama, Zona Nordeste, o que contribuía para o aumento do tráfego de passagem de veículos pesados por dentro da cidade.

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Mesmo depois de pronta, a AMG-3085 ficou fechada por cerca de seis meses, justamente por conta da ausência do trevo. Para ser construído, ele precisava ser autorizado pela Concer e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Porém, em dezembro de 2017, a abertura do fluxo, na época dada como “provisória”, ocorreu depois de a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) publicar no Diário Oficial da União a autorização para o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) implantar o trevo entre a malha federal e a nova via. A construção de um novo trevo entre as duas rodovias estava prevista para acontecer em 2018, por meio de licitação. A licitação foi feita, entretanto, ainda não há data para início de obras.

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Sem ordem de início

Procurada pela Tribuna, a Concer informou que não há qualquer pendência a respeito do local. Já o DEER se posicionou por meio da assessoria. Em nota, o órgão disse que “de acordo com o ofício 87/2019 encaminhado ao DEER/MG, pela 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), desde a realização das intervenções emergenciais propostas no entroncamento de acesso à rodovia AMG-3085 com a BR-040, quando da sua liberação para trânsito, não foram registradas, por parte da PRF, nenhuma ocorrência de acidente relevante naquele local”.

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Segundo o órgão, para implantação da intercessão definitiva, o Departamento “concluiu o processo licitatório para execução da obra. Porém, a ordem de início não foi autorizada. Diante do atual cenário financeiro do Estado, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e o DEER/MG aguardam a disponibilização de recursos para o início ou retomada de projetos e obras em Minas Gerais, que deverão seguir uma escala de priorização.”

Quebra-molas e abertura para retorno

Desde a abertura do trecho, foram feitas algumas mudanças para tentar melhorar a área. Uma delas foi a liberação da saída dos carros que vêm da AMG-3085 para o viaduto na BR-040. A opção permite ao motorista seguir em direção ao Rio de Janeiro descendo pelo viaduto e chegando à rodovia. Já para acessar o Bairro Barreira do Triunfo, o motorista também precisa seguir pelo viaduto, retornar na BR-040 e subir o viaduto novamente, chegando à entrada do bairro. Quando a estrada foi aberta, os condutores podiam apenas sair em direção à Belo Horizonte, sendo a primeira opção para retorno o pátio de um posto de combustíveis na BR-040.

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Porém, o problema é que muitos não respeitam a sinalização. A Tribuna esteve no local e flagrou diversos motoristas entrando na contramão para conseguirem acessar a Barreira do Triunfo sem precisar fazer a manobra do viaduto. O tráfego de carros e caminhões no trecho é grande. Quem passa sempre pela região já trafega com mais cuidado devido às infrações constantes. O representante comercial Lucas Souza é morador da Zona Norte e passa diariamente pelo local. Ele diz que é raro o dia em que não vê alguma imprudência. “Eu já reduzo a velocidade bem antes, pois sei que a qualquer momento posso me deparar com carro na contramão. Muitos motoristas fazem isso para encurtar seu caminho, mas percebo que muitos ficam confusos. É comum ver carros parados na rodovia sem saber para onde devem seguir. O trevo iria facilitar muito”, pontuou.

Outra manobra proibida flagrada pela equipe de reportagem foi no acesso para quem vem de Belo Horizonte e quer chegar à AMG-3085. O trajeto correto seria acessar o viaduto, fazer a conversão na BR-040 e acessar novamente o viaduto. Porém, os carros e caminhões entram pela contramão no viaduto e seguem para a estrada. Para ajudar a reduzir os riscos de acidentes, foram colocados na BR-040 dois quebra-molas e sinalização horizontal, que já está bastante apagada. “Mesmo com os quebra-molas, é complicado. Às vezes vejo motoristas parados no quabra-loas sem saber o que fzaer, já que vêm outros pela contramão. É um trecho realmente confuso”, disse a administradora Natália Campos, que também passa pela área com frequência.

Retorno precário dentro do bairro

Na época em que estrada foi aberta, a Tribuna esteve no local e também foram observadas muitas infrações. Na ocasião, o trevo provisório não permitia a ligação direta da rodovia BR-040 com o novo acesso, exigindo dos condutores uma manobra na Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, na Barreira do Triunfo, Zona Norte. Hoje, o condutor que vem da direção de Belo Horizonte consegue entrar na AMG-3085 sem ter que ir ao bairro. No entanto, quem vem do Rio de Janeiro precisa utilizar o retorno. O local destinado para isso, na mesma avenida, não tem sinalização indicativa desde a última semana. Além disso, o trecho está tomado por barro e buracos, sendo pouco usado, segundo moradores e trabalhadores da região.

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Local usado como retorno improvisado na Barreira do Triunfo não é sinalizado (Foto: Fernando Priamo)

A dona de um estabelecimento comercial que fica perto do retorno comentou que, apesar de esse tipo de situação ter diminuído, ainda é frequente motoristas se confundirem e pedirem informação. “É mal sinalizado. Quem não está acostumado a passar por aqui, se perde. Hoje pouca gente usa o local, mas mesmo assim ainda causa dúvidas”, disse. A Tribuna também flagrou condutores parando no meio da Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck e retornando, além de motoristas entrando na contramão perto do trevo provisório e acessando a AMG-3085.

Infrações constantes
Quando a estrada foi aberta, a Polícia Rodoviária Federal chegou a alertar sobre os riscos que a falta do trevo trazia. O principal problema, segundo o assessor de comunicação da PRF em Juiz de Fora, Leonardo Facio, era o das conversões que os motoristas faziam na BR-040 no pátio de um posto de combustíveis. Para ele, a instalação das lombadas e a nova sinalização na estrada ajudaram a diminuir os riscos de acidentes. Porém, não foram capazes de frear as infrações. “Ainda não é o ideal, mas já ajudou na redução de risco de acidentes. Porém, o número de infrações, principalmente de conversões irregulares, continua grande. Tem havido muitas reclamações sobre isso”, disse, destacando que o retorno na Barreira do Triunfo é “precário”.

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