Com a finalidade de reforçar a segurança nas ruas da cidade no período natalino, principalmente em função do horário especial do comércio, que tem início neste sábado e segue até a quarta-feira, 24, a Polícia Militar vai ampliar o policiamento nos principais pontos comerciais de Juiz de Fora. A região central irá receber 50% a mais no efetivo lançado diariamente. Além do Centro, serão contemplados bairros como Alto dos Passos, São Mateus e Cascatinha (Zona Sul), Benfica (Zona Norte), Manoel Honório (Zona Leste) e São Pedro (Cidade Alta), além dos principais shoppings do município. De acordo com o comandante da 30ª Companhia de Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento no Centro, capitão Herivelton Soares, serão lançados nas ruas diariamente 30 policiais a mais durante o período de compras natalinas. “O centro da cidade recebe, em média, 100 mil pessoas. Aumentamos o efetivo e traçamos estratégias pautadas no horário especial do comércio”, afirmou o militar, durante entrevista realizada na tarde de ontem, na sede do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio).
Ainda de acordo com o comandante, esse reforço no efetivo soma-se à “Operação natalina” da PM, lançada no último dia 2 de dezembro, que segue até o fim do mês. O patrulhamento ainda vai contar com o apoio da 4ª Companhia de Missões Especiais, do Pelotão de Trânsito e da Cavalaria. Já na região dos bairros, o comandante da 32ª Companhia da PM, capitão Ricardo França, destacou que essas áreas comerciais também irão receber um reforço significativo no policiamento, mas ele não detalhou o percentual ampliado, já que o patrulhamento é pulverizado. “Vamos redobrar a atenção nos bairros São Mateus, Altos dos Passos, Cascatinha, Benfica, Manoel Honório e São Pedro, reforçando os pontos onde o fluxo é mais intenso, empenhando viaturas e modificando as escalas para melhor atender o horário especial de natal. Ainda vamos contar com as câmeras do projeto “Olho vivo”, para inibição dos delitos e identificação dos suspeitos.
Os presidentes do Sindicomércio e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Emerson Beloti e Marcos Casarin, respectivamente, destacaram que o apoio da PM vai dar ao consumidor juiz-forano e aquele que vem de fora segurança na hora de realizar a compra dos presentes natalinos.
Autoproteção
O comandante da 30ª Cia da PM, capitão Herivelton Soares, afirmou que tanto comerciantes quanto consumidores podem contribuir para a autoproteção. No que diz respeito aos estabelecimentos comercias, ele alertou que, nos momentos de abertura e fechamento das lojas, portas devem ser abertas completamente e nunca semiabertas. “Se fechadas pela metade, o bandido pode entrar e fechar a porta e cometer o crime sem que ninguém veja o que está acontecendo lá dentro”. Para para o consumidor, o importante é nunca levar objetos de valor na hora das compras e sempre portar bolsas, celulares e carteiras na parte da frente do corpo, a fim de evitar os crimes de furto.