A partir da próxima segunda-feira (14), Juiz de Fora recebe o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia). Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o evento é um dos maiores do Brasil sobre o tema, e oferece a oportunidade de intercâmbios científico e técnico entre alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web.
O seminário é anual e acontece em diferentes cidades do país. Este ano, que comemora os 30 anos da realização do simpósio, o evento acontece pela primeira vez em na cidade, com organização da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Nesta edição, um dos workshops a serem realizados no evento terá como tema a TV 3.0 (DTV+), discutindo as novidades sobre o futuro da televisão no Brasil e demonstrações de casos do uso da “nova TV”.
O professor e pesquisador Carlos Pernisa Jr., um dos organizadores desta edição do evento, falou à Tribuna sobre a importância da realização deste simpósio em Juiz de Fora. “Para a UFJF receber este evento, com tanta importância nacional, também é relevante, ao mesmo tempo que é também um desafio. Mas acredito no sucesso desta edição pela temática e pela participação de tantas pessoas que fazem parte do desenvolvimento da área de Web e Multimídia no país.”
Programação
Nesta edição, dois palestrantes de fora do país estarão presentes, ministrando importantes palestras para a área. O professor doutor da Nokia Bell Labs Cambridge e da King’s College London, Daniele Quercia que falará sobre “Operacionalização da IA Responsável: uma Jornada pelo Design, Implantação e Monitoramento” e o professor doutor da Karlsruhe University of Applied Sciences e da University of Hohenheim, Ing. Matthias Wölfel que dará uma palestra sobre a “Interação Social em Ambientes Imersivos”.
Além das palestras, diversos grupos de trabalho acontecerão durante o evento, entre eles o W4E WebMedia for Everyone, com participação de professores da UFJF, coordenado pelas professoras Alessandreia de Oliveira, Kamila Rodrigues e Lorenza Moreno, o W4E se coloca como um espaço de discussão sobre como a comunidade do WebMedia pode incorporar a diversidade em diversas perspectivas, incluindo pesquisas e projetos de extensão.
A programação completa pode ser conferida no site do evento.