Um detento de 57 anos que estava em saída temporária foi preso em flagrante por tráfico de drogas durante ação desencadeada pela Polícia Militar, na noite de quarta-feira (10), no Bairro Novo Triunfo, Zona Norte de Juiz de Fora. A manobra partiu de denúncia anônima, segundo a qual três homens, incluindo o presidiário, iriam consumir drogas em uma residência da Rua Zilda Augusta Pereira Sobrinho, na véspera de o suspeito retornar à unidade prisional.
Com base nas informações, a PM seguiu até o endereço e foi recebida por uma mulher, que teria demonstrado muito nervosismo. Ela permitiu a entrada dos policiais revelando haver um revólver calibre 38 no interior do imóvel, escondido atrás de uma porta, além de 300g de cocaína em cima do armário da cozinha.
A moradora acrescentou que a droga e a arma eram de seu filho de 26 anos que está preso, sendo que o revólver seria dado ao outro detento, de 57, como forma de pagamento por algum negócio não informado. Ela disse, ainda, que o homem iria à casa dela naquela noite para consumir o entorpecente, pois estava de “saidinha” e iria retornar à prisão.
‘Missão’
Para flagrarem o suspeito, os militares retiraram as viaturas e permaneceram nas imediações aguardando a chegada dele à residência. O detento bateu à porta acompanhado de dois adolescentes, de 14 e 16 anos, que seriam encarregados de levarem-no até o local para “executarem a missão”. Conforme a PM, o homem assumiu ter ido até a casa para usar a droga e voltar para a cadeia. Já os garotos admitiram ter sido contratados para conduzir o suspeito até o endereço.
Motorista
Os policiais ainda detiveram outro homem, 31, que teria transportado o trio em um carro. Ele foi encontrado em sua casa no Bairro Amazônia, na Zona Norte. No celular dele os militares constataram haver várias mensagens referentes ao tráfico de drogas e à comercialização de armas de fogo. A PM mobilizou um cão farejador para vasculhar o imóvel, sendo encontradas 13 pedras de crack, quatro papelotes de cocaína e uma bucha de maconha. Também foram apreendidos dois rádios de comunicação e uma balança de precisão.
Durante a busca, o morador tentou escapar, pulando o muro da casa, com cerca de três metros de altura. Ele correu para a área central do bairro, mas foi capturado por policiais que aguardavam do lado de fora da residência. O homem sofreu escoriações durante a fuga e foi medicado na UPA Norte. O carro dele foi apreendido por ter sido usado na prática de crime.
Todos os envolvidos foram levados para o plantão da 1ª Delegacia Regional, em Santa Terezinha. A PM não informou em qual unidade prisional o detento estava acautelado, e a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) disse que o homem não é interno de nenhuma unidade prisional administrada por ela.