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População idosa forma fila para emissão de novo cartão de ônibus

Fila Astransp Tribuna de Minas
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Nesta segunda-feira (11), pessoas idosas com 65 anos ou mais tiveram que enfrentar, em média, três horas de espera para efetuarem a troca do cartão que garante gratuidade no transporte público para o novo cartão Moov, que será usado no sistema de bilhetagem eletrônica em Juiz de Fora. A demora para o atendimento formou uma grande fila na Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp), que se estendeu ao longo da Rua Espírito Santo.

Na última semana, a Astransp divulgou um calendário com o escalonamento para atendimento público idoso, o que não impediu o congestionamento de pessoas na agência nesta segunda-feira. Conforme a agenda, entre a última quarta-feira e a próxima sexta (15), pessoas idosas nascidas nos meses de janeiro, fevereiro e março devem comparecer à sede da Associação para realizar a troca. O espaço fica aberto das 8h às 17h30.

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Na tarde de ontem, a Tribuna esteve no local e conversou com pessoas que chegaram às 11h e só foram atendidas por volta das 14h30. A reportagem entrou em contato com a Astransp, questionando sobre uma possível mudança no calendário e aguarda retorno.

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Público reclama de falta de agilidade e informações

Na fila, a maior parte das reclamações era em relação à falta de informação e agilidade no atendimento. Pessoas com mais de 80 anos eram beneficiadas em critério de preferência, no entanto essa informação, segundo os entrevistados, não foi amplamente divulgada. A aposentada Maria Lopes, de 85 anos, chegou na fila por volta das 11h30. Ela esperou até às 14h para ser atendida e não conseguiu pegar o cartão. “Faltou um comprovante de residência e eles me pediram para voltar amanhã. Eu também não sabia que as pessoas com mais de 85 podiam ser atendidas primeiro, então fiquei na fila com todo mundo”, relatou.

Outras queixas eram em relação a dores e desconforto devido ao longo tempo em pé. “Estamos há mais de três horas em pé nessa fila, sem almoçar, com fome, sede. Eu tenho problema no joelho, minha perna fica inchada se eu fico muito tempo em pé, é terrível. Mas agora já não temos mais o que fazer, esperamos tanto tempo, temos que aguentar”, afirmou a aposentada Helena Souza, de 77 anos.

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O aposentado Isaías Lúcio de Sousa tem 68 anos, e sofreu recentemente um acidente de carro que comprometeu o movimento de seu braço esquerdo. Ele também chegou ao local por volta das 11h e precisou esperar. “Pela minha condição de saúde, esperava que ao menos eu pudesse conseguir um lugar para sentar lá dentro, beber uma água, mas nada. Estou em pé na fila desde de cedo e sem nenhuma previsão de ser atendido.”

Quem chegou no meio da tarde ainda lidava com a incerteza do atendimento. A troca de cartões fica disponível até 17h30, mas, com o tempo de espera de cerca de três horas, os idosos já não tinham a garantia de atendimento, já que, do lado de fora, nenhuma senha foi distribuída. “Na minha opinião, o ideal seria distribuir senhas logo na entrada, para a gente saber se vai conseguir ser atendido ou não”, opinou a aposentada Andrea Faria, de 67 anos. Para ela, outra opção seria realizar um agendamento on-line, como foi feito durante as campanhas de vacinação da Covid-19. “Hoje em dia a internet facilita muito as coisas, eles poderiam fazer esse cadastro e agendar para a gente retirar nossos cartões aqui.”

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A Tribuna enviou os questionamento à Astransp e aguarda retorno.

Troca de cartão

De acordo com a Astransp, para as pessoas idosas que utilizam o transporte público, a transição para o Cartão Moov gratuidade não mudará nada em seu dia a dia. “Eles simplesmente utilizarão o novo cartão no novo validador instalado nos ônibus da cidade. O processo presencial na Astransp é rápido e eficiente, e os idosos sairão de lá com o cartão em mãos e em pleno funcionamento, sem pagar nada”, afirmou em nota divulgada à imprensa na semana passada.

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Para realizar a substituição do cartão, o público idoso devem comparecer à sede da Astransp que fica na Rua Espírito Santo 296, Bairro Poço Rico levando um documento com foto e o cartão antigo, que será bloqueado. Aqueles que ainda não possuem nenhum cartão também podem comparecer à Astransp e fazer o seu na hora, basta seguir as datas divulgadas. Até esta segunda, a agência não havia divulgado a necessidade de comprovante de residência para a troca do cartão.

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