A Delegacia Especializada de Combate ao Narcotráfico deflagrou duas ações na cidade, entre terça-feira (11) e a madrugada desta quarta-feira (12), que culminaram na prisão de oito pessoas, sendo uma delas o suspeito de comandar o tráfico de drogas da região Leste de Juiz de Fora.
A ação foi desencadeada durante o dia, no bairro Progresso, Zona Leste da cidade. Quatro pessoas foram presas. Segundo a Polícia Civil, investigações apontam que um dos detidos, um homem de 38 anos, é suspeito de ser o principal traficante que atuava na região. Ele estava em uma casa onde ocorria venda de drogas.
Segundo o delegado Rafael Gomes, após três meses de investigações, os policiais civis passaram a apurar a participação dos suspeitos em um esquema de vendas de drogas. “Durante as apurações, foram obtidas as provas necessárias que comprovaram a participação de cada um dos suspeitos e suas atribuições no esquema criminoso. Durante a operação, vimos a entrada e saída de diversos usuários de drogas do imóvel que era nosso alvo. Conseguimos abordar e prender esses usuários e dois suspeitos de tráfico de drogas”, informou.
Foram apreendidas no imóvel 26 pedras fracionadas de crack e três pedras brutas grandes da mesma droga, material que renderia cerca de três mil pedras de crack, um veículo, buchas de maconha, cocaína, material para embalar os entorpecentes e R$2.100. Dois homens foram presos pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico e outros dois por uso e consumo de drogas. Os detidos têm idades entre 24 a 38 anos.
Ainda de acordo com o delegado, as ações de combate ao tráfico prosseguem. “Temos obtido êxito em desarticular organizações criminosas que atuam em todos os bairros da cidade, sempre com apreensão de drogas e prisão dos chefes. Tais ações são de suma importância, uma vez que essas bocas de fumo e o tráfico no varejo incomodam as pessoas de bem da localidade e geram outros crimes, tais como furtos, roubos, homicídios, entre outros”, concluiu.
Ação na Zona Norte prende quatro pessoas
A última manobra foi desencadeada no Bairro Industrial, região Norte da cidade, na madrugada desta quarta-feira (11). Batizada de “Industrial 140″, a ação ocorreu após investigações apontarem três locais no bairro usados para o armazenamento, fracionamento e pesagem das drogas.
Durante a madrugada, os policiais realizaram campana na porta de uma das residências onde quatro suspeitos estavam reunidos. “No momento que um dos suspeitos deixou a residência para fazer uma entrega de um tablete de maconha, foi abordado. Após buscas em três residências conseguimos apreender grande quantidade de drogas, balança de precisão, dinheiro e outros materiais”, disse o delegado.
Foram apreendidas cinco barras de maconha e 13 tabletes da substância, 40 pinos de cocaína e uma pedra da droga, R$50 em dinheiro, dois celulares e uma balança de precisão. Dois homens e duas mulheres, 20, 21, 29 e 48 anos, foram presos.
Ainda segundo Rafael gomes, o nome da operação faz referência ao número de pessoas presas por envolvimento com o tráfico de drogas pela especializada e a localidade na qual a operação foi realizada.