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Consu inicia votação de implementação de ensino remoto emergencial na UFJF

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O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou, nesta terça-feira (11), em nova reunião extraordinária, a votação da resolução que pretende regulamentar a implementação do ensino remoto emergencial na graduação dos campi Governador Valadares e Juiz de Fora. De acordo com a UFJF, dos 16 artigos do dispositivo, quatro, em íntegra, foram apreciados e aprovados pela maioria, bem como um inciso de um parágrafo do quinto artigo. As discussões foram iniciadas ainda nessa segunda-feira, mas, em virtude do tempo regimental fixado às reuniões extraordinárias – no máximo, quatro horas -, o encontro fora encerrado sem iniciar a votação da resolução. Diante de nova interrupção nesta terça, o órgão máximo de deliberação da universidade voltará a se reunir nesta quarta-feira (12).

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O teor dos artigos aprovados nesta terça pelo Consu não foi revelado pela UFJF. Em manifestação oficial, a instituição limitou-se a pontuar que “o conteúdo da resolução será divulgado assim que o documento for publicado no site do Consu após aprovação por completo”. A minuta de resolução em apreciação pelo Consu foi elaborada pela Comissão Acadêmica de Educação Superior, sob a relatoria da pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo. A implementação do ensino remoto emergencial nos cursos de graduação é a última a ser discutida, uma vez que o colegiado já autorizou a vigência da modalidade de ensino na educação básica, no Colégio de Aplicação João XXIII, e na pós-graduação stricto sensu.

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Em meio às discussões para a implementação do ensino remoto emergencial, o Consu aprovou, na última quarta-feira (5), uma série de normas para o desenvolvimento de ações de apoio social e inclusão digital na UFJF – Resolução 32/2020. O documento estabelece, por exemplo, auxílios mensais de inclusão digital e emergencial temporários, avaliados, respectivamente, em R$ 120 e R$ 200. Além disso, a normativa assegura a manutenção de todas as bolsas e os auxílios disponibilizados atualmente a estudantes de graduação, bem como institui uma política de empréstimo de computadores a estudantes socioeconomicamente vulneráveis.

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