Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encontraram uma larva enquanto almoçavam no Restaurante Universitário (RU) da instituição nesta quarta-feira (10). O inseto estava na berinjela, uma das opções de guarnição oferecidas no dia. Os alunos fotografaram o ocorrido e fizeram uma postagem no Twitter.
A Tribuna entrou em contato com a autora do post, uma estudante do curso de Rádio TV e Internet (RTVI) da UFJF, que preferiu não ter o nome identificado. De acordo com ela, a larva foi encontrada no prato de uma amiga. “A gente não tinha nem começado a comer quando ela parou, analisou e ficou em silêncio. A gente já esperava ser algo do tipo, porque já soubemos de outros casos de larvas e outras coisas que foram encontradas na comida (do RU).” A estudante afirmou que todos que tinham se servido de berinjela jogaram o vegetal fora e continuaram comendo o restante da comida. “Ou era isso, ou ficar sem almoçar. Mas a gente ficou bem enojado com a situação.”
A aluna conta que, através do post no Twitter, o Diretório Central de Estudantes (DCE) entrou em contato, enviando um formulário onde ela poderia prestar reclamação formal à Universidade. Por parte da UFJF, ela afirma que não teve resposta.
Em nota enviada à reportagem, a Universidade afirmou que, após ver a postagem nas redes sociais, notificou a empresa e solicitou providências imediatas. Diante do contexto, a fornecedora teria preparado uma nova capacitação de manuseio dos alimentos para os funcionários alocados no RU.
A UFJF disse ainda que tem como política de assistência a atenção e o zelo com toda a comunidade acadêmica, o que engloba os usuários do Restaurante Universitário. “Atualmente, o RU serve, em média, oito mil refeições por dia, e a Universidade tem como preocupação a forma com a qual os alimentos são manuseados e preparados, por isso há o acompanhamento de profissionais de nutrição, a realização de amostragens de qualidade das refeições e capacitações constantes para os funcionários que atuam no local.”
Por fim, a Universidade destacou que os usuários podem fazer elogios, críticas e apresentar sugestões de melhorias no próprio restaurante, onde há espaços para que a comunidade apresente tais observações de forma anônima.