Cerca de 70 pontos de vacinação estarão abertos neste sábado (13), das 8h às 17h, para atender os juiz-foranos que ainda não se vacinaram contra o vírus Influenza, causador da gripe. A expectativa da Secretaria de Saúde é que dez mil pessoas sejam imunizadas, principalmente crianças e gestantes, grupos de pessoas entre as quais a procura pela vacina está mais baixa. Entre o público-alvo da campanha também estão idosos, mulheres que deram a luz há pouco tempo e professores. No total, 45.026 mil doses já foram aplicadas, o que representa 37% de cobertura vacinal do grupo prioritário, composto por 112.935 pessoas.
Segundo a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Michele Freitas, a secretaria pretende vacinar 90% do público-alvo até dia 26 deste mês, quando a campanha é encerrada. O “Dia D” é uma das formas de aumentar a cobertura vacinal e facilitar o acesso à vacina para aquelas pessoas que não conseguem ir aos postos de saúde durante a semana.
Até agora, de uma população de 27.602 crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos, vacinamos 4.406. É o nosso público com menor índice de vacinação. É bom frisar que os responsáveis devem aproveitar este sábado para imunizar as crianças.
Michele Freitas, gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental
Ainda conforme a gerente, a vacinação protege de complicações decorrentes do vírus Influenza, que podem levar até a uma pneumonia. Por isso, é essencial que o grupo prioritário seja imunizado. “Todo o público-alvo estabelecido tende a ter complicações. O número de hospitalização por gripe para pessoas desse grupo também é alto, e doenças como a pneumonia, por exemplo, podem levar ao agravamento do estado de saúde da pessoa.”
Também com o objetivo de aumentar o número de pessoas vacinadas, a Secretaria de Saúde disponibilizou pontos extras para a vacinação. De acordo com Michele, além das 63 Unidades de Atenção Primária à Saúde, também estarão em funcionamento os Departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente e de Saúde do Idoso, o PAM-Marechal e outros quatro pontos em diferentes regiões. “Esses pontos extras foram disponibilizados para aumentar a cobertura vacinal. Teremos postos de vacinação nas igrejas dos bairros Bairu e Centenário, na praça do Bandeirantes e no Santa Cruz Shopping, no Centro.”
Para se vacinar, é necessário levar o cartão de vacinação. Para quem não tiver o documento, no entanto, será emitido um novo cartão.