Ícone do site Tribuna de Minas

Colóquios discutem futuro do município

PUBLICIDADE

Os trabalhos para a elaboração do novo plano diretor do município tiveram sequência esta semana com mais um colóquio para discutir as demandas de cada região da cidade. O próximo debate ocorre na segunda-feira e vai discutir o futuro da Zona Norte. Desde o mês passado, a Prefeitura promove estes encontros, que contam com a participação de moradores e dos delegados eleitos para a construção do documento. São avaliadas propostas para cada localidade, a partir de um diagnóstico de problemas e potencialidades previamente levantados. Já foram discutidas sugestões para Cidade Alta, zonas Sul e Centro-Oeste, esta última, ocorrida na terça-feira. O nome desta região, que é uma novidade, ainda é uma proposta, e visa a servir como identificação dos bairros existentes entre o novo shopping em construção, na Avenida Brasil, até o Bairro Barbosa Lage.

Até o próximo mês, ocorrerão ainda outros cinco encontros, sobre as regiões Nordeste (23 de abril), Leste (29 de abril), Sudeste (6 de maio), Centro (12 de maio) e Distritos (20 de maio). Os eventos acontecem na Escola de Governo (Rua Maria Perpétua 72, Ladeira) às 18h e são abertos ao público.

PUBLICIDADE

Conforme o subsecretário de Planejamento do Território, Álvaro Henriques Giannini, finalizado os colóquios, uma equipe da Prefeitura se reunirá para formatar as sugestões em um documento preliminar, que será debatido na conferência final, em julho. Com todos os termos aprovados, o plano diretor será entregue à Câmara Municipal pelo prefeito Bruno Siqueira (PMDB). Sobre o último evento, na terça, Giannini informou que as discussões ficaram concentradas na questão de estruturação viária e mobilidade urbana, como a possibilidade de serem criadas vias alternativas e integradoras entre bairros de outras regiões do entorno. “Também discutimos as potencialidades, como as micro centralidades que já existem na área, como a observada nos bairros Milho Branco e Francisco Bernardino. Elas precisam ser desenvolvidas para que haja menos dependência de fluxo em direção ao Centro.”

O plano

O novo plano diretor do município pretende criar diretrizes para o desenvolvimento urbano para os próximos dez anos. O documento é elaborado por meio de 109 delegados, formados por 32 representantes do Poder Público, 34 da sociedade civil organizada e 43 de movimentos populares. A ideia é que o novo plano seja baseado em quatro eixos principais: necessidade de aperfeiçoar a estruturação e a mobilidade urbana, o desenvolvimento de centralidades regionais, a valorização dos espaços públicos e a requalificação da região central.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile