A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decretou, nesta sexta-feira (11), o fim do distanciamento social em locais fechados e que possuam boa ventilação em salas de aula e ambientes acadêmicos e admnistrativos nos dois campi. A decisão é do Conselho Superior (Consu) da instituição, que segue recomendação do Comitê de Monitoramento e Condutas sobre o novo Coronavírus. Desta forma, esses locais poderão ter ocupação plena a partir de agora.
Conforme a UFJF, a decisão foi baseada no atual quadro epidemiológico de Juiz de Fora e de Governador Valadares, assim como na cobertura vacinal das duas cidades. A Universidade destacou, no entanto, que as demais medidas de proteção devem ser mantidas. São elas: uso obrigatório da máscara, higienização das mãos e apresentação do comprovante de vacinação com as doses preconizadas até agora. Já no Restaurante Universitário (RU), os alunos poderão tirar as máscaras, desde que seja mantido o distanciamento de um metro eles eles.
Seguindo decreto municipal publicado pela Prefeitura de Juiz de Fora nesta semana, que desobriga o uso de máscaras ao ar livre, nos espaços abertos do campus, a máscara também deixa de ser obrigatória. A orientação, no entanto, é para que não sejam realizados grandes eventos que possam resultar em aglomeração nesses locais.
Ainda de acordo com a UFJF, o sistema de monitoramento de casos e suspeitas no campus serão mantidos. Além disso, os alunos que tiverem sintomas gripais devem ficar em casa.