A volta às aulas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) movimentou o trânsito nas proximidades da instituição na manhã desta segunda-feira (11). Entre 8h e 9h, os motoristas encontraram retenções na Avenida Itamar Franco, que dá acesso ao Pórtico Sul, especialmente na altura do Hospital Monte Sinai. Já na Cidade Alta, quem precisou passar pelo Pórtico Norte enfrentou fluxo mais intenso de veículos na Avenida Presidente Costa e Silva e na Rua José Lourenço Kelmer. Os pontos são uns dos mais impactados na região.
Conforme a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), até a tarde desta segunda-feira, os agentes estavam monitorando a região e não registraram ocorrências. Neste primeiro dia de aula, a equipe percebeu um volume de tráfego intenso, principalmente no acesso ao Pórtico Norte. Já no Pórtico Sul, segundo a Settra, o movimento foi tranquilo.
Recepção aos calouros
Para o novo período letivo da UFJF, são esperados mais de 22 mil alunos de graduação e pós-graduação. Nesta terça-feira (12), a UFJF promove evento de apresentação da instituição aos mais de 2.300 alunos de graduação que já confirmaram matrícula no campus sede para o primeiro semestre letivo de 2019. A recepção será feita pelo reitor Marcus David e por representantes do Conselho Superior (Consu) da UFJF, das 17h às 19h, na Praça Cívica.
Haverá, ainda, a distribuição de uma cartilha sobre a Ouvidoria e as principais dúvidas que os novos alunos têm sobre a instituição. Além disso, os estudantes poderão prestigiar a apresentação das Guerreiras de Clara, bloco que homenageia a intérprete mineira Clara Nunes.
Outros setores da UFJF voltam a funcionar normalmente com o retorno do período letivo. O Portal do Estudante da instituição, que pode ser acessado pelo site www.ufjf.br/estudante, traz informações essenciais para o cotidiano dos alunos, como funcionamento de bolsas e auxílios, Biblioteca Universitária, além de notícias pertinentes aos estudantes.