Os moradores da Rua Nadir Pereira Rabelo, no Bairro Granjas Triunfo, Zona Nordeste, convivem com dificuldades causadas pela falta de sistema de escoamento para a água pluvial na via. Eles relatam que toda vez que chove, a via sofre com alagamentos. Segundo o morador Álvaro Henrique da Silva, não há condições de acessar a via a pé após chuvas. Pela falta de estruturas que ajudem no escoamento da água, forma-se uma lagoa, conforme Álvaro, que impede a passagem.
Até mesmo quem consegue fazer os deslocamentos com veículos enfrenta problemas. É o caso do empresário Renato Furtado, que teve o carro danificado nessa quarta-feira (10), quando tentou passar pela rua. “Tive que descer de ré, porque não consegui passar. Para virar no fim da rua, acabei por cair em um buraco”. Depois disso, o carro apresentou uma falha.
“Estamos passando maus bocados pela falta de assistência”, afirma o empresário. “O correto aqui da rua seria fazer a captação da água pluvial, canalizando e ‘canaletando’ pelas laterais para preservar a estrada no meio. Se não tirar as águas do meio da estrada, vai estar sempre ruim”, argumenta Renato. Ele explica que a água que se concentra na Rua Nadir Pereira Rabelo desce dos morros, e isso vai causando um dano ainda maior para a via. Na parte plana da rua, não há boca de lobo para escoar.
A falta de escoamento faz com que as pessoas que precisam sair de casa tenham que se molhar até a altura dos joelhos, dependendo do volume de chuva registrado. “Nós é que estamos sempre tendo que buscar o melhor lugar para que os nossos carros não caiam na valeta. Hoje não teve jeito.” Para ele, é preciso um reparo que resolva a situação da captação. “Não adianta calçar, não adianta colocar algum material aqui, a água da enxurrada passa e leva tudo de novo. Ficamos nessa expectativa de que a Prefeitura vai arrumar, vem máquina no bairro, roda para cá, roda para lá, mas não vem efetivamente na nossa rua”, reclama o empresário. Os moradores reforçam que a preocupação maior é com os idosos que residem no logradouro.
Os prejuízos também ocorrem em outras vias, porque funcionários das residências e até mesmo entregadores não conseguem acessar os endereços. “Entregadores não querem subir a rua para fazer entrega. Eles se assustam com tanta água e tanto buraco e acabam deixando a gente na mão, tendo que ir até lá embaixo para receber”, lamenta Renato.
Por meio de nota, a Prefeitura informou que o Programa Boniteza está realizando intervenções de patrolamento e lançamento de material em diversas ruas do bairro desde o dia 3 de fevereiro, com o intuito de melhorar as condições das vias no bairro Granjas Triunfo. “Já foram realizadas mais de 190 ações de zeladoria em estradas vicinais, destacando-se o patrolamento, ou seja, o nivelamento das estradas rurais; lançamento de material em pontos críticos da via; construção e manutenção de pontes; roçada; entre outras ações”.