Ícone do site Tribuna de Minas

Recuperação de anel viário da UFJF começa na próxima semana

pism2

Trânsito ficou lento na região do Campus da UFJF desde 11h deste sábado (30) e paralisou por volta das 12h40. (Foto: Fernando Priamo)

PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deve iniciar na próxima segunda-feira (17) uma obra de recapeamento da pavimentação asfáltica do anel viário do campus. Segundo a instituição de ensino, o valor estimado da intervenção é de R$ 2.600.270,68 e será realizada pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), empresa pública da Prefeitura de Juiz de Fora. O contrato entre as partes foi firmado em 14 de janeiro de 2020.

De acordo com a UFJF, a expectativa é de que as obras durem entre 45 e 90 dias, já levando em consideração possíveis atrasos causados pelas condições climáticas. “O trecho total a ser recuperado tem cerca de três quilômetros, incluindo todo o anel viário e os pórticos de entrada para o campus”, afirma a instituição. Os trabalhos serão custeados com recursos próprios da universidade.

PUBLICIDADE

“O contrato com a Empav deu-se por se tratar de uma empresa pública e pela medição ser cobrada por meio de preço unitário, o que significa que o valor investido, no final da obra, pode ser menor do que o estimado”, afirma nota da universidade. A instituição informa ainda que os trabalhos serão realizados em horário comercial, entre 8h e 18h, “inclusive nos dias de carnaval, quando haverá a manutenção nas entradas dos pórticos norte e sul”.

Pró-reitora adjunta de Infraestrutura, Janezete Marques informou que, durante os trabalhos, o trânsito seguirá a linha da mão única, porém, em meia pista para não prejudicar o andamento das obras. “A obra começa próxima ao pórtico sul, na região acima do posto avançado do Corpo de Bombeiros no campus, e vem até a Pró-reitoria e Infraestrutura. No carnaval vamos fazer os dois pórticos de entrada e, depois, terminar o anel viário, se não houver chuvas. Inclusive, não é aconselhável transitar pelo campus durante as festividades carnavalescas”, explica.

Ainda de acordo com a pró-reitora, a UFJF não realiza uma obra deste porte no anel viário desde a década de 1990 e, apesar do forte período de chuvas, o recapeamento é o melhor método a ser realizado, considerando a rapidez do processo, o tráfego intenso do anel viário e a qualidade a ser oferecida para a manutenção do espaço universitário. Desta maneira, o recapeamento ocorrerá na área asfaltada do anel viário e as vagas para estacionamento localizadas ao redor do anel podem ser interditadas no período da manutenção. Os trabalhos também incluirão a ciclovia e os traffic calmings permanecem no mesmo lugar.

“O único que pretendemos mover é o traffic calming localizado após a reitoria, para colocá-lo antes, pois é um local onde há movimentação intensa de pessoas. Em todo o processo, a equipe de Vigilância da UFJF estará presente, fazendo o remanejamento e a segurança das pessoas e de veículos. Estaremos atentos a todo momento”, reitera Janezete.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile