Passadas quase duas semanas das festividades de fim de ano, o número de novos casos de Covid-19 segue aumentando em Juiz de Fora, a exemplo do que ocorre no país e no mundo. Ainda que a maioria dos quadros seja leve, o aumento da transmissão e do contágio pelo coronavírus tem refletido no número de leitos ocupados na cidade. No início da semana passada, a Secretaria de Saúde informou a desmobilização de 16 leitos UTI Covid SUS, quantitativo que foi reaberto no último dia 7 em virtude do aumento da demanda. Na noite da última segunda-feira (10), o Município voltou a ter mais de cem pacientes ocupando leitos exclusivamente destinados ao tratamento da Covid-19. Na data, das 105 pessoas internadas, 36 pessoas estavam em leitos de UTI, enquanto 69 ocupavam leitos de enfermarias, entre leitos SUS e privados. Nesta terça-feira, o total de internados foi de 108, sendo que 34 pacientes estavam em leitos UTI e 74, em leitos de enfermaria.
O total de internações acima de cem não era verificado na cidade desde 1º de novembro de 2021, quando o município contabilizou 103 pacientes internados em leitos Covid UTI e enfermaria. Cerca de um mês depois, em 5 de dezembro, o número de pessoas hospitalizadas em decorrência da Covid-19 caiu ao seu menor patamar desde abril de 2020. Na data, o total de internações, entre leitos intensivos e clínicos, foi de 45.
Com essa nova onda de contágio, as internações voltaram a subir recentemente, atingindo índices registrados ao longo do mês de outubro. O levantamento dos números foi feito pela Tribuna, com base nos boletins epidemiológicos diários divulgados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
51 leitos UTI e 73 de enfermaria da rede SUS
Após a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid-19 no SUS subir de 7,84%, no dia 27 de dezembro, para 57,14% no dia 2 de janeiro, a Secretaria de Saúde da PJF esclareceu, na semana passada, que o aumento verificado no percentual estava relacionado à diminuição do número de leitos deste tipo em Juiz de Fora. Conforme a pasta, o Município, à época, realizou um processo de desmobilização de leitos. Até o dia 3 de janeiro, a cidade contava com 35 leitos intensivos destinados ao tratamento da Covid-19. No fim de dezembro, eram 51 equipamentos deste tipo.
No dia 3, a cidade tinha 27 pessoas internadas em leitos UTI Covid. Uma semana depois, nesta segunda, dia 10, o número de internados em leitos intensivos subiu para 36 e, nesta terça, foi de 34, conforme boletim da PJF. A Tribuna questionou a Secretaria de Saúde se o Município voltou a abrir leitos UTI Covid e se pretende tomar outras medidas em relação ao aumento da demanda por serviços de saúde na cidade.
Em nota, a pasta municipal informou que no dia 7 de janeiro expandiu novamente o número de leitos UTI Covid-19 SUS para 51. Além disso, a Secretaria de Saúde informou que abriu mais sete leitos de enfermaria Covid-19, totalizando 73 leitos de deste tipo atualmente. “Acompanhamos diariamente o número de novos casos da doença e de internações para, caso necessário, estarmos prontos para viabilizar uma expansão do número de leitos de UTI e enfermarias Covid-19, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, explicou em nota.