Em razão de falha no registro de dois votos em boletim de urna da Seção 04, vinculada à Zona Eleitoral 01, a comissão organizadora da eleição para os conselhos tutelares de Juiz de Fora recontará os votos. A recontagem vai acontecer nesta quinta-feira (12), na Casa dos Conselhos, a partir de 14h. Para isso, os 44 candidatos e os 18 fiscais do pleito serão convocados, nesta quarta, pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), por meio de publicação no Atos do Governo. Eles deverão acompanhar a recontagem, bem como aconteceu durante a apuração.
LEIA MAIS:
- Mais de sete mil votam em eleição dos conselheiros tutelares
- População de Juiz de Fora escolhe 15 conselheiros tutelares
Os candidatos eleitos seriam divulgados, oficialmente, nesta terça, pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pelo Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente. Entretanto, a necessidade de recontagem adiou a confirmação dos novos conselheiros para o quadriênio 2020-2024. Em nota à imprensa, apesar de ressaltar que tal falha não influencia o resultado do pleito, o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente assume “equívoco quanto à contabilização de dois votos que foram lançados em linha de apuração que não continha qualquer nome de candidatos”.
Embora haja seis zonas eleitorais e 36 seções, o presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, Lindomar José da Silva – também membro da comissão organizadora -, ressalta que apenas os votos da Seção 04, pertencente à Zona 01, serão recontados. Os votos foram em cédulas de papel, contabilizados por presidentes de mesa e mesários. “Identificamos equívocos somente nesta urna em específico. Queremos saber o que exatamente aconteceu, se os votos seriam de um candidato ou, então, se nenhum candidato os receberia. Se foi um erro material ou não. Ao registrar os dois votos na ata de apuração, o mesário os lançou em uma espaço que não correspondia a candidato algum. Estamos trabalhando em um processo com cuidado, lisura, transparência e segurança jurídica, e, portanto, gostaríamos de encerrá-lo desta maneira.”
A falha foi identificada nesta terça (10) pela comissão organizadora, em meio ao processo de conferir os dados eleitorais então emitidos a cada candidato conforme as atas de apuração dos votos de cada urna. “Considerando que, em tese, embora tal equívoco não tenha aptidão para influenciar o resultado de apuração em seu todo, é dever da comissão zelar pela integridade do procedimento, sendo assim, haverá recontagem de votos”, conclui, em nota, o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente. Desde a última segunda (9) circulam, em redes sociais, listas com os resultados preliminares de apuração. Entretanto, como ressalta a comissão organizadora, estes resultados não são oficiais. Após a recontagem, os 15 titulares e os 15 suplentes dos conselhos das regiões Leste, Centro-Norte e Sul-Oeste serão confirmados na sexta-feira (13). A posse será em 8 de janeiro de 2020, e o início do mandato, em 10 de janeiro.