Tem início, nesta quarta-feira (11), o processo de matrícula dos aprovados pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para o segundo semestre de 2020. O prazo vai até a próxima quarta-feira (18), e também vale para os aprovados por meio da Seleção Especial para o curso de Letras/Libras. Já os candidatos convocados pela chamada regular do Ensino a Distância (EAD) e pela chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem realizar o processo entre os dias 20 a 27 de novembro.
Os estudantes convocados pelos seis primeiros editais de reclassificação, nas três modalidades de ingresso (Pism, Sisu e Seleção Especial), que já efetivaram a pré-matrícula on-line, têm o prazo de 1º a 8 de dezembro para enviar a documentação de requerimento de matrícula.
Os ingressantes devem acompanhar o cronograma no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). A matrícula e o envio de documentos devem ser feitas através do Sistema de Gestão Acadêmica (Siga). É imprescindível que os aprovados sigam as orientações de datas referentes ao cronograma da Cdara, tanto para matrícula quanto para a pré-matrícula, pois as duas fases são obrigatórias.
Como fazer
O estudante aprovado deve entrar no Siga e acessar o campo “Meu primeiro acesso”. Após realizar o cadastro, o estudante deve clicar na aba ingressantes > cadastro. Neste momento, é necessário fazer a conferência das informações e dos termos da matrícula, além do preenchimento das informações e dos formulários solicitados. Em seguida, será aberto um campo para o envio da documentação por meio do upload de todos os documentos dos Anexos do Regulamento de Matrícula da UFJF, conforme o grupo de ingresso do candidato. Todas as informações contidas nos documentos deverão estar legíveis, sem rasuras ou cortes.
Após o processo, o candidato receberá, em até 48 horas, contando da finalização do último dia de prazo para requerimento da matrícula, um protocolo provisório que confirma a realização da matrícula. Já os recém-aprovados que já possuem acesso ao Siga (ex-alunos da UFJF) devem logar no sistema com a senha atual e clicar na opção “enviar documentação para a matrícula”. Não há necessidade de iniciar o primeiro acesso, e o candidato deve seguir somente as demais etapas.
Orientações para envio dos documentos
Os candidatos que não têm acesso a um computador e/ou internet para envio dos documentos podem ir até a Central de Atendimento do Campus de Juiz de Fora ou ao setor de Graduação do campus de Governador Valadares, onde serão disponibilizadas as ferramentas necessárias para o procedimento (computador, internet e scanner).
O acesso será concedido mediante agendamento prévio através dos seguintes canais: em Governador Valadares, por meio do e-mail graduacao.gv@ufjf.edu.br; e em Juiz de Fora pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br ou pelo telefone (32) 2102-3911.
Os candidatos que utilizarem a estrutura física da Central de Atendimento devem estar cientes de que o setor não fará a conferência de documentos escaneados e enviados. É responsabilidade exclusiva do candidato a seleção e envio correto dos documentos, segundo a Resolução de Matrícula.
Bancas de heteroidentificação
Os candidatos selecionados para as vagas reservadas para negros (pretos ou pardos) e indígenas pertencentes aos grupos de reservas de vagas A e D devem, obrigatoriamente, submeter-se à banca de heteroidentificação, que será realizada por web conferência, conforme Resolução 52/2020 – Consu. Os candidatos serão convocados pelo e-mail cadastrado no Siga. Também serão divulgadas, na página da Cdara, informações com data e horário individuais para o comparecimento à sala virtual onde será realizado o procedimento de heteroidentificação.