Ícone do site Tribuna de Minas

Papai Noel dos Correios começa sexta

PUBLICIDADE

A partir desta sexta-feita (11), as cartas enviadas pelos alunos da rede pública de ensino para o Papai Noel dos Correios poderão ser escolhidas por voluntários que queiram apadrinhá-las. Até o dia 5 de dezembro, os interessados em atender ao pedido de Natal das crianças devem se dirigir à agência da Rua Marechal Deodoro, onde a casa do bom velhinho será montada, e escolher uma das cartas. No ano passado, 98% das correspondências foram atendidas em Juiz de Fora, índice superior ao de Minas Gerais, que foi de 95%. De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Sueli Navarro, o objetivo é conseguir que todas os pedidos sejam adotados em 2011. Ao longo dos anos, mais pessoas têm aderido à campanha, então acho possível que atinjamos esta meta.

PUBLICIDADE

Segundo Sueli, a maioria das crianças pede brinquedos, mas há, também, pedidos marcantes. Já houve cartas pedindo pequenas cirurgias e tratamentos de saúde. Outra história que emocionou foi a de um menino que pediu uma toalha de banho, porque tinha que compartilhar a que usava com outros sete irmãos. O caso toca pela simplicidade e pela pobreza da família. A coordenadora destaca que artigos diversos de material escolar também estão entre os mais solicitados. Um dos pré-requisitos para participar do programa é estar estudando.

A campanha atende alunos de instituições das redes municipal e estadual, matriculados até o quarto ano do ensino fundamental. As cartas são recolhidas pelas próprias escolas, que devem encaminhá-las aos Correios. Damos prioridade a colégios localizados em áreas de vulnerabilidade socioeconômica, diz Sueli. Depois de escolher um ou mais pedidos, os padrinhos podem deixar os presentes em qualquer agência dos Correios. De lá, eles serão enviados para as instituições de ensino, onde serão entregues aos pequenos remetentes. No dia 26 de novembro, haverá a chegada do Papai Noel, às 11h30, na sede da Rua Marechal Deodoro.

Sair da versão mobile