Sob os olhares atentos da garotada, fios elétricos recebem delicadas soldas. E, após algumas orientações, as embalagens de confetes de chocolate se transformam em lanternas – para alegria de meninos e meninas. A oficina de eletrônica com materiais recicláveis, pilotada por Fred Paulino, atraiu dezenas de crianças, na manhã de ontem, a uma das tendas montadas no parque do Museu Mariano Procópio. A iniciativa faz parte do projeto “Diversão em cena” da Arcelor Mittal. O circuito de oficinas busca motivar aprendizagens que estimulem a criatividade e a curiosidade no público infantil, além de despertar a consciência ambiental.
Até mesmo os pequenos que mal começaram a andar têm vez. A oficina de jardinagem e recreação é destinada a todas as idades. As mãozinhas ainda tateiam para pegar os pedaços de papel nos trabalhos de colagem ou para juntar a terra no vasinho de cerâmica que receberá a muda de uma hortaliça. Mas isso pouco importa. O entusiasmo deles é o mesmo. “Escolhemos mudas de manjericão, alface, cebolinha e mostarda para que eles possam experimentar também o que estão plantando”, salientou a coordenadora da equipe Origami, Hanna Guimarães.
Com a filha de 2 anos no colo, o professor Eduardo Dávila, 39 anos, surpreendeu-se com a iniciativa. “Vim ao Museu para passear com ela e vi essas oficinas. Não esperava. Foi muito melhor do que eu poderia imaginar.” Ao lado do pai, Maria Clara exibia com orgulho a alface que plantou.
Neste domingo, a partir das 10h, as oficinas voltam a agitar o parque do Museu Mariano Procópio. Quem perdeu esta edição das oficinas do projeto “Diversão em cena” ou quer repetir a dose, a próxima já tem data para ser realizada, dia 8 de novembro.