Ícone do site Tribuna de Minas

Água de Chapéu D’Uvas chega na próxima semana

PUBLICIDADE

A água da barragem de Chapéu D’Uvas chegará até a casa dos juiz-foranos a partir da semana que vem. Entre hoje e domingo, acontece a última etapa do processo, que consiste na interligação final da adutora – construída para trazer a água do manancial – à Estação de Tratamento de Água Walfrido Machado de Mendonça, na Avenida Antônio Simão Firjan, no Distrito Industrial, na Zona Norte. Depois disso, a água finalmente começará a ser despejada na estação e enviada aos consumidores.

No dia 22 de agosto, Chapéu D’Uvas foi inaugurada como manancial de abastecimento em Juiz de Fora. Segundo a Cesama, desde então, vem sendo realizado o protocolo de segurança na tubulação da adutora do manancial (17,5 quilômetros), que consiste em testes de cargas e limpeza. De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, a previsão é de que a água de Chapéu D’Uvas comece a chegar na estação, de forma definitiva, na próxima segunda-feira. “Hoje (ontem) terminamos a limpeza de 15 quilômetros. Faltam agora cerca de dois quilômetros que passarão pelo processo neste final de semana. Só podemos liberar para bombear quando as análises indicarem que a tubulação está limpa, e os testes de pressão na rede também estiverem de acordo.”

PUBLICIDADE

Com isso, aos poucos, o líquido proveniente do novo manancial entrará na estação. “Este processo será feito de forma gradativa porque a água possui características diferentes daquela proveniente do Ribeirão Espírito Santo. É necessário adequar a dosagem de produtos químicos, por exemplo”, explica. Segundo Marcelo, inicialmente, deverá ser usado cerca de 200 litros por segundo, sendo que a barragem tem capacidade de captar até quatro mil litros por segundo.

O lago onde a água é armazenada em Chapéu D’Uvas tem um volume 11 vezes maior que o da Represa de João Penido. Atualmente a demanda local é de 1.500 litros, que são divididos entre João Penido, São Pedro e do Ribeirão Espírito Santo. A previsão é que estas represas sejam parcialmente preservadas com o novo manancial em funcionamento.

São Pedro

O início definitivo da operação de Chapéu D’Uvas traz um certo alívio para a cidade, diante do cenário de estiagem – ainda não choveu este mês em Juiz de Fora e não há previsão para semana que vem – e de alerta nas cidades da região. Viçosa, município a 170 quilômetros de distância, está em estado de alerta para a questão do abastecimento e entrou em escala de racionamento na tarde de ontem. Contudo, Marcelo chama a atenção para a necessidade de a população continuar com o uso racional da água. “Com certeza, a chegada da água da barragem vai trazer benefícios e facilitar nosso sistema. O ganho maior será na quantidade, visto que teremos uma flexibilidade maior e poderemos poupar a Represa de João Penido.”

PUBLICIDADE

A Represa de São Pedro, responsável por abastecer parte da Cidade Alta, continua operando com 1% de sua capacidade. “O que fará diferença para São Pedro é a obra da subadutora que está sendo construída ali, algo que nos fará deixar de ser dependentes do lago da represa. Como não há previsão de chuva até o dia 18, trabalhamos com a preocupação do uso consciente, mas ficamos tranquilos pelo aporte dado por Chapéu D’Uvas e pelas operações que vêm sendo realizadas na região.” Desde o final do mês, a Cesama está transportando água de João Penido para a estação de tratamento do São Pedro por meio de caminhões-pipa.

Sair da versão mobile