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Obras da BR-440 estão novamente interrompidas

04.09.2020 05.09.35 h 204
Sinalização de trânsito improvisada causa confusão em trecho aberto para tráfego da BR-440 (Foto: Fernando Priamo)
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As obras de construção da BR-440, na Cidade Alta, que estavam na fase de interseção com a BR-040, estão novamente interrompidas. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), as atividades deverão ser retomadas “após solução de pendências técnicas junto ao Tribunal de Contas da União (TCU)”, entretanto, o órgão não esclareceu o que estaria pendente. Segundo o Dnit, “são discussões estritamente técnicas, relativas a detalhes das soluções de engenharia definidas para as obras”.

A Tribuna esteve no local da obra na semana passada e confirmou que não há movimento de máquinas. De acordo com moradores da Cidade Alta, as intervenções foram interrompidas ainda no início da pandemia do coronavírus no Brasil, em março. Entretanto, o Dnit explicou que as obras pararam “devido ao período chuvoso”. Curiosamente, o período chuvoso na região Sudeste do país se encerra exatamente no mês de março, dando lugar à fase de estiagem. Este ano, aliás, o tempo seco foi característico do outono e do inverno. Ao longo destas duas estações, choveu no município 132 milímetros, o que representa 53% do previsto para o período. E mais: desde 21 de junho, quando se iniciou o inverno, a cidade teve apenas três dias de precipitações, com acumulado de 17,7 milímetros. Para efeitos de comparação, janeiro teve dias em que o acumulado superou 80 milímetros em menos de 24 horas.

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Para os moradores do entorno, a obra inacabada traz diversos transtornos, principalmente na altura do Bairro Jardim Casablanca, próximo ao Campo do Nova União. Isso porque no local a organização do fluxo de trânsito funciona de maneira improvisada, causando insegurança. Na avaliação do representante da Associação dos Moradores Impactados pela Construção da BR-440 (Amic-BR-440), Luiz Cláudio Santos, o trecho conta com sinalização confusa e com grande risco de acidentes.

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Conforme observação da reportagem, a falta de faixa de pedestres faz com que os mesmos se arrisquem entre os veículos para atravessarem as vias que integram o acesso. Na BR-440 em si, o trânsito conta com muitos desvios, funcionando em trechos com mão inglesa. Em diversos momentos, a Tribuna flagrou situações perigosas entre os automóveis que transitavam pela rodovia, com risco de colisões. Questionada, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) informou que o Dnit solicitou que nenhuma sinalização de trânsito fosse realizada até a conclusão dos trabalhos por conta de eventuais alterações no projeto. Desta forma, as sinalizações atuais são referentes às obras no local.

Falta de diálogo

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De acordo com Luiz Cláudio Santos, da Amic-BR-440, há ainda ausência de diálogo entre os responsáveis pela obra com a comunidade, que segue sem conhecer o projeto de finalização das intervenções. “É uma via completamente sem sinalização, sem faixa, e a Prefeitura não se responsabiliza, nem o Dnit se responsabiliza”, desabafa. “Ninguém é dono da bagunça.”

A preocupação é com a retomada gradual das atividades na cidade após o período de isolamento social por conta da pandemia. Aos poucos, o fluxo de veículos e pedestres tem aumentado na região da Cidade Alta, o que pode ampliar os perigos ocasionados pela sinalização confusa na via. “Os acidentes estão sujeitos a acontecerem, em uma frequência que vai piorar. Se tivéssemos um cenário de Universidade funcionando, infelizmente, teríamos muitas vítimas.”

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Obras de ligação com a BR-040 estão interrompidas desde o início da pandemia, de acordo com a comunidade do entorno (Foto: Fernando Priamo)

Obras já ficaram interrompidas por mais de cinco anos

Esta não é a primeira vez que as intervenções da BR-440 ficam interrompidas. Em 2012, o TCU apontou indícios de irregularidades no contrato firmado, sem licitação, entre o departamento e a Empa S/A Serviços de Engenharia, quando 44% dos trabalhos já estavam prontos. Em 2015, o Dnit promoveu uma licitação pública para reiniciar os trabalhos, mas foi impedido na Justiça de dar continuidade. A mesma Empa S/A venceu a licitação para a conclusão do trecho inacabado, mas só poderia fazer as intervenções após a apresentação e aprovação de um processo de licenciamento ambiental corretivo.

Conforme divulgado pela Tribuna em maio de 2018, um acordo entre o Dnit e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) permitiu a retomada parcial das obras da rodovia BR-440, com os trabalhos de retificação da galeria de águas pluviais. Entretanto, as intervenções na conclusão do pavimento e ligação da nova estrada com a BR-040 permaneceram emperradas por um tempo, pois ainda dependiam da finalização de análise e emissão de nova licença ambiental.

Em abril do ano passado, a obra foi devidamente licenciada na Semad, por meio da Superintendência de Projetos Prioritários (Suppri). Desta forma, execução das intervenções no entroncamento entre a BR-040 e BR-440 também foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

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Ligação com BR-040

Em outubro do ano passado, a Empa S/A iniciou os trabalhos na interseção da via com a BR-040. As obras contemplam serviços de terraplenagem, como escavação, carga, transporte e aterro compactado na ligação entre as rodovias. Como constatado pela reportagem, o canteiro de obras na ligação das rodovias está desativado por conta da paralisação das intervenções.

O projeto de ligação com a BR-040 prevê uma rotatória antes do acesso à rodovia, proposta elaborada pelo Consórcio Empa/Enecon, de acordo com o Dnit, com o objetivo de possibilitar o retorno dos usuários da rodovia por meio de movimentos que, anteriormente, não estavam previstos no anteprojeto anexado à licitação. Como a obra foi contratada por meio de licitação na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCI), o anteprojeto poderia passar por alterações mediante aprovação do Dnit.

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De acordo com o órgão federal, as intervenções do projeto da BR-440 abrangem, ainda, a construção de passarelas de pedestres, a interligação do sistema viário municipal, a construção de defensas de concreto (barreiras new jersey) laterais e centrais, e a finalização da pavimentação e sinalização.

Processo revogado

Um aviso publicado em abril deste ano no Diário Oficial da União informou sobre a revogação de uma licitação a respeito da mesma construção da rodovia. O processo em questão tratava da contratação de uma empresa especializada para prestação dos serviços de supervisão das obras remanescentes de implantação do plano rodoviário, visando a adequação da capacidade de tráfego na rodovia BR-440. Questionado, o Dnit informou que a paralisação das obras não tem relação com a revogação desta licitação.

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