A Polícia Militar de Juiz de Fora montou uma ação depois de um vídeo viralizar nas redes sociais nos últimos dias. As imagens compartilhadas em vários grupos de WhatsApp mostram uma aparente arma de grosso calibre sendo apontada para a Avenida Brasil. A filmagem foi feita da sacada de um imóvel. Com base em informações recebidas e levantamentos, os militares conseguiram identificar o endereço da casa, no Bairro Vila Ideal, Zona Sudeste da cidade.
Os militares foram até o local nesta terça-feira (10). De acordo com o subtenente Willian Kenedy, da 70ª companhia da PM, a situação causou intranquilidade na comunidade. Além disso, denúncias apontavam que ocorria tráfico de drogas em um imóvel que fica no mesmo prédio de onde a filmagem com a arma foi feita. “Quando chegamos no local, várias pessoas que estavam na via conseguiram fugir correndo. No primeiro pavimento do prédio, que não tem nenhuma ligação com o segundo, nós apreendemos uma quantidade de maconha. Cinco pessoas, entre elas três adolescentes, foram detidos”, disse.
O militar explicou que no segundo andar, onde o vídeo foi feito, a equipe foi recebida pela proprietária. “É importante destacar que são pessoas de bem, sem nenhuma ligação com os detidos no andar de baixo. Constatamos que o vídeo havia sido feito por um adolescente de 14 anos. A arma, na verdade, é um airsoft, de propriedade do irmão do garoto, maior de idade e militar do Exército. A arma é legalizada, não tinha nenhum problema. O garoto fez o vídeo de forma inconsequente. Fizemos a ação para tranquilizar a comunidade”, disse. Além do equipamento de airsoft, a PM encontrou na casa uma arma de brinquedo que, segundo o militar, não representa nenhuma ilegalidade.
O que é
O airsoft é uma modalidade esportiva que, basicamente, simula ações militares com equipamento regularizado pelo Comando Logístico (Colog) do Exército, como réplicas de armas que disparam bolinhas de plástico biodegradável de 6mm (BBs), pesando entre 0,20g e 0,50g, que não causam ferimento em contato com o corpo.
Para o operador da Unidade Fantasma – equipe de airsoft juiz-forana -, Brenno Sacramento, trata-se de um fato isolado não vinculado à imagem que o esporte deseja passar. “As armas de airsoft não podem ser utilizadas e nem expostas em meio público. Apenas maiores de idade podem obter o equipamento, que deve ser utilizado apenas em campos próprios e com o equipamento de segurança. Esse é um esporte de amizade, companheirismo e honra, e não pode ficar marcado por conta de um episódio isolado como esse.”
Corrigida em 11-09-2019 às 09h05
Colog significa Comando Logístico, e não Comando Lógico, como foi equivocadamente divulgado