O Corpo de Bombeiros irá vistoriar, novamente, nesta quarta-feira (12), o espaço onde está programada a realização das festividades da Deutsches Fest, no Bairro Borboleta. A tradicional Festa Alemã precisou ser reagendada devido às inconformidades de algumas exigências de segurança constatadas pela corporação, conforme Lei 14.130/2001, que dispõe sobre a prevenção contra incêndio e pânico em espaços de uso coletivo.
Conforme a Companhia de Prevenção e Vistoria do Corpo de Bombeiros, no último dia 6, após primeira vistoria, foi protocolada a apresentação de um novo projeto, que seguiu para avaliação. A corporação havia encontrado problemas relacionados ao número de tendas, além do previsto inicialmente, assim como a posição onde o palco estava disposto, que, segundo os militares, estava em desacordo com a instrução técnica da legislação que trata de eventos temporários em espaços com aglomeração de pessoas.
Entretanto, como já havia adiantado à Tribuna o coordenador geral da Deutsches Fest, Salcio Del Duca, o palco é destinado apenas às apresentações artísticas e não ao público. Ele ressaltou ainda que a vistoria foi antecipada, e, por isso, a montagem do palco não havia sido finalizada no dia da primeira fiscalização, havendo a necessidade de algumas adequações, mas o local permanece o mesmo. “Na quarta-feira os bombeiros voltam para fazer a vistoria. Apresentamos tudo aquilo que foi pedido e consta em nosso projeto. Estando tudo certo, daremos início à festa na quinta”, afirmou.
O evento teria início em 6 de setembro. No entanto, após reunião entre organizadores, bombeiros, Prefeitura e Convention Bureau, foi definida nova data e escolhido o dia 13 para o início das comemorações da imigração germânica em Juiz de Fora. A 24ª edição da Festa Alemã será realizada durante dez dias e segue até o próximo domingo (23).
Alteração de trânsito
Para a montagem da estrutura, desde o dia 3, o tráfego em algumas vias do Bairro Borboleta foi modificado, e deve seguir desta forma até o dia 26. A Rua José Lourenço, entre as ruas Tenente Paulo Maria Delage e São Cosme, permanece interditada. As ruas Tenente Paulo Maria Delage, entre Irmão Menrado e Simão Gabriel Sffeir; Simão Gabriel Sffeir, entre Tenente Paulo Maria Delage e Humberto Menini; Humberto Menini, entre Simão Gabriel Sffeir e Irmão Menrado, e no trecho entre Humberto Menini e Tenente Paulo Maria Delage estão operando em mão única.
O acesso aos moradores do bairro na área é permitido, conforme avaliação. Há mudanças também no itinerário de algumas linhas do transporte coletivo urbano no sentido bairro, como 511/512 (Dom Bosco/Borboleta), 514 (Cascatinha/Borboleta) e 516 (São Pedro/Via Borboleta. Já a 528 (Cascatinha/Borboleta) terá modificações de trajeto no sentido Centro.
Linhas 511 e 512 (sentido Centro/bairro): ruas Tenente Paulo Maria Delage, Simão Gabriel Sffeir, Humberto Menini.
Linha 514 (sentido Centro/bairro) : ruas Tenente Paulo Maria Delage, Simão Gabriel Sffeir, Humberto Menini, Irmão Menrado, Josefina Lawal Surerus, Guilherme Debussy, Maria Aládia, Augusto Thielmann, José Lourenço, Fernando Dias (retorna), José Lourenço, Augusto Thielmann, Maria Aládia.
Linha 528 (sentido bairro/Centro): ruas Desembargador Eurico Cunha, Tenente Paulo Maria Delage, Simão Gabriel Sffeir, Humberto Menini, Irmão Menrado, Tenente Paulo Maria Delage.