Ícone do site Tribuna de Minas

Jaguatirica será entregue ao Ibama

Animal ficará por aproximadamente 20 dias em viveiro até que seja devolvida ao seu habitat natural. (Foto: Olavo Prazeres/ 10/09/2015)
Animal ficará por, aproximadamente, 20 dias em viveiro até que seja devolvido ao seu habitat natural. (Foto: Olavo Prazeres/ 10/09/2015)
PUBLICIDADE

Atualizada às 17h46

Após passar pelo processo de recuperação em uma clínica do Bairro São Mateus, a jaguatirica capturada por policiais ambientais na região de São Tiago, próximo a São João del-Rei, será entregue ao Ibama nesta sexta-feira (11). O animal, de cerca de cinco meses, recebeu os cuidados da equipe de médicos veterinários e agora passará aos cuidados do órgão federal por aproximadamente 20 dias. Ela ficará em um viveiro, onde poderá desenvolver novamente seus instintos selvagens até que seja devolvida à região onde foi encontrada.

PUBLICIDADE

[Relaciondas_post] Segundo o médico veterinário Rômulo Barbosa de Castro, durante o mês em que esteve na clínica, além dos cuidados médicos, a jaguatirica recebeu alimentação especial, chegando inclusive a ganhar peso. “A gente antes colocava a comida e agora estamos colocando apenas pedaços, dificultando a ela a comer para desenvolver seu instinto selvagem. Ela chegou com 5,2kg e está saindo 7,2kg. Aqui na clínica vamos começar a colocar presas vivas, como pintinhos, ratos de laboratório. E isso vai continuar no Ibama”, explica.

PUBLICIDADE

No Ibama, a jaguatirica terá a oportunidade de lidar diretamente com animais da fauna silvestre. “É uma área de aproximadamente 4,5 metros quadrados que já está sendo preparada dentro de um viveiro. Lá ela terá contato com passarinhos que possam chegar até a grade. Nós vamos acompanhar a evolução dela toda a semana”, afirma.

A jaguatirica foi capturada pela Polícia do Meio Ambiente após ter sido atropelada e atacada por outro animal no início de agosto. Ela chegou à clínica com uma lesão na perna e com uma laceração na região da mandíbula. Desde então, passou por procedimento cirúrgico no qual foram recompostas as fraturas no tornozelo com a implantação de três parafusos, um pino e um fio de sustentação de articulação.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile