Um dia após retomar a aplicação de segunda dose de vacina contra a Covid-19 com base na data prevista nos cartões de vacinação e convocar a população com a imunização em atraso para buscar o imunizante em qualquer posto de vacinação, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) interrompeu, nesta terça-feira (10), a segunda aplicação da AstraZeneca devido à falta deste imunizante na cidade. Com a convocação, pessoas que estão com a dose em atraso e aguardavam a oportunidade de uma repescagem enfrentaram filas em busca da vacina, mas acabaram frustradas com a informação de que não conseguiriam completar a imunização com a AstraZeneca, o que gerou indignação e preocupação.
Após o anúncio da interrupção, a Tribuna questionou a Secretaria de Saúde sobre a gestão das doses no Município e indagou se todas as unidades da AstraZeneca recebidas até então estariam sendo destinadas à aplicação de primeira dose, de modo a acelerar o calendário de vacinação. A pasta municipal respondeu por meio de nota, em que negou que teria usado doses destinadas à segunda aplicação para adiantar o calendário. “O que ocorreu foi que o Município não vem recebendo, por parte do Ministério da Saúde, doses suficientes do imunizante AstraZeneca, o que atrasa a vacinação”, informa o texto. No lote de vacinas entregue ao Município de Juiz de Fora nesta segunda (9) não havia doses da AstraZeneca. No anterior, recebido no último dia 4, apenas 630 doses deste imunizante foram destinadas à PJF.
A Tribuna também interpelou a Superintendência Regional de Saúde (SRS-JF), responsável por encaminhar as remessas à Prefeitura. A SRS informou que as doses de AstraZeneca recebidas a cada remessa são imediatamente destinadas aos municípios, e que as quantidades de vacinas destinadas a primeiras e segundas aplicações já são estipuladas pelo Governo estadual. Caberia à Administração municipal, entretanto, fazer a gestão dos imunizantes. Conforme a Regional, apenas as segundas doses da Coronavac ficam estocadas na SRS, conforme orientação do Ministério da Saúde, e são liberadas aos municípios cerca de dez dias antes da data prevista para aplicação de segunda dose. A medida visa a garantir o reforço com este imunizante, uma vez o prazo entre a primeira e segunda aplicação é de, no máximo, 21 dias, conforme o Instituto Butantan, fabricante da Coronavac.
‘Demanda maior que o esperado’
A respeito da convocação da população com a imunização em atraso para buscar o imunizante em qualquer posto de vacinação a partir desta terça, a Secretaria de Saúde informou que fez a convocatória “baseada no histórico dos últimos dias de vacinação, em que ocorreu uma média de 400 pessoas vacinadas com a segunda dose”. Entretanto, conforme a pasta, a expectativa de vacinação desta terça era menor do que a verificada, mas o número de pessoas que buscaram a imunização com a AstraZeneca extrapolou a quantidade de doses disponíveis. Apesar do atraso, a secretaria afirmou que a segunda dose da imunização está garantida a todas as pessoas.
A Tribuna verificou que, apesar de a demanda por segunda dose ter sido baixa nesta segunda (9) e no último sábado (7), a quantidade de segundas doses aplicadas diariamente ao longo da semana passada foi alta. Conforme dados divulgados diariamente pela própria PJF, na última sexta-feira (6) foram aplicadas 3.039 segundas doses. Na quinta (5), foram 2.622. Na quarta (4) e na terça (3), 2.327 e 2.357, respectivamente. Já na segunda (2), 1.296 segundas doses foram aplicadas.
O jornal também voltou a questionar a secretaria sobre o levantamento do número de pessoas que estariam com a segunda dose da AstraZeneca em atraso no município. A pasta, entretanto, não respondeu.
Novas remessas
Em nota, a PJF afirmou que “há indicativo de chegada de mais doses, sendo possível normalizar a imunização do público de segunda dose ao longo da semana”. De acordo com a Superintendência Regional de Saúde, a entrega de novas vacinas para o Município ocorrerá nesta ainda na manhã desta quarta-feira (11). Estão previstas, de acordo com a Regional, mais 29.082 novas doses para o Município de Juiz de Fora, sendo 8.235 vacinas da AstraZeneca (4.340 doses para primeira aplicação e 3.895 para a segunda); 3.220 doses da Coronavac (1.610 para primeira aplicação e 1.610 para a segunda; 17.352 doses da Pfizer (15.012 para primeira aplicação e 2.340 para a segunda) e 275 doses únicas da Janssen.
Baixa disponibilidade da AstraZeneca já era verificada em postos
Apesar de a PJF ter relatado o fim do estoque da AstraZeneca nesta terça-feira, a Tribuna recebeu relatos, anteriores a esta data, sobre a suposta falta deste imunizante em alguns postos de vacinação. As reclamações tiveram início após a Prefeitura abrir o calendário de vacinação para a população com idades abaixo de 30 anos e quando os postos de saúde dos bairros pararam de vacinar contra a Covid-19. No dia 28 de julho, um dia após o Executivo municipal comunicar que só faria a imunização nas sete UBSs de referência, relatos da falta de AstraZeneca chegaram ao jornal. Questionada ao longo da última semana, no entanto, a Prefeitura disse não haver falta de doses.
Uma dona de casa de 65 anos, que prefere não ter seu nome divulgado, moradora da Zona Norte, relatou à Tribuna que precisava receber a segunda dose da vacina no dia 28, e optou pela vacinação em Benfica. Ao chegar na UBS do bairro, por volta das 13h, ela teria recebido a informação de que não havia mais vacinas da AstraZeneca, apenas Coronavac. “A orientação é que os idosos procurem o Departamento do Idoso, no Centro, mas para quem mora longe é muito difícil este deslocamento. De transporte por aplicativo, por exemplo, ficaria muito caro, e em coletivos você se expõe ao risco maior de contrair a doença. Fui no dia seguinte cedo para a fila, por volta das 6h, e consegui”.
Nesta terça, outra idosa, 67, também enfrentou o mesmo problema. Ela relatou ter chegado à UBS de Benfica por volta das 11h30 para receber a segunda dose da AstraZeneca, mas recebeu a informação de que acabaram as doses do imunizante no local. “Como a Prefeitura prioriza o calendário por idade e deixa de fazer o esquema completo de imunização nos idosos? Estou preocupada. Não sei que dia vou conseguir tomar a segunda dose da vacina”, disse.
Leitores da Tribuna também enviaram relatos nas redes sociais do jornal. Um deles contou que ficou na fila da vacinação por cerca de uma hora nesta terça-feira, quando os responsáveis pelo posto informaram que as doses da AstraZeneca teriam acabado, e a aplicação do imunizantes seria suspensa. Outro leitor informou que deveria ter recebido a segunda dose da AstraZeneca no último dia 7, conforme seu cartão de vacinação, mas, até o momento, não teria conseguido completar sua imunização.
Segundas doses somente da Coronavac
De acordo com a Prefeitura, apesar da suspensão da imunização com a AstraZeneca, a vacinação de segunda dose com Coronavac e também o calendário da primeira dose seguem nesta quarta-feira, conforme divulgado previamente. De acordo com a Administração municipal, devem buscar a segunda dose da Coronavac aqueles cujo cartão de vacinação indica a data 11 de agosto (ou data anterior). Este público deve procurar o Sesc Juiz de Fora ou Sport, das 8h às 16h em ambos os locais, ou, ainda, uma das 7 UBSs de referência, das 8h às 11 e de 13h às 16h. As UBSs que vacinam contra a Covid-19 são as do Bairro de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal.
Calendário da primeira dose nesta quarta
Já as primeiras doses serão destinadas, nesta quarta, a pessoas com 24 anos nascidas entre janeiro e junho. Aqueles com mais de 24 anos e que tenham perdido a data original de vacinação também podem receber o imunizante. Este público também deve buscar o Sesc ou Sport, das 8h às 16h em ambos os locais, ou, ainda, uma das 7 UBSs de referência das 8h às 11 e de 13h às 16h. Grávidas, puérperas e lactantes em até seis meses de pós-parto e que tenham 18 anos ou mais seguem podendo ser vacinadas no Sport Club JF e no Sesc, também das 8h às 16h em ambos os locais.
Conforme a Secretaria de Saúde, para as primeiras doses estão sendo aplicadas vacinas somente da Coronavac e Pfizer.
O que levar
Para receber a dose, a pessoa que vai se vacinar por idade deve levar originais e cópias, de documento de identificação com foto _ como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista -, e comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação. Caso o comprovante de residência não esteja no nome da pessoa que deseja ser vacinada, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade e, ainda, a declaração de responsabilização, disponível no site da PJF. Para receber a segunda dose, além do documento original com foto, a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação comprovando o recebimento da primeira aplicação
Além destes documentos, as grávidas precisam levar o cartão do pré-natal, a carteira da gestante; as puérperas devem apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê ou atestado de alta hospitalar, e as lactantes em até seis meses de pós-parto, por sua vez, precisam levar um atestado médico como forma de comprovação de que amamenta e um documento que comprove que o seu parto ocorreu nos últimos seis meses, como a certidão de nascimento do bebê.
Devem esperar
A PJF orienta ainda que as pessoas que se imunizaram contra a gripe, mas que também têm o direito de se vacinar contra a Covid-19, devem esperar, pelo menos, 14 dias entre as aplicações dos imunizantes. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado, ao menos, 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber qualquer uma das vacinas.
Calendário desta quarta-feira
Primeira dose de pessoas 24 anos nascidas entre janeiro e junho: Sesc Juiz de Fora e Sport das 8h às 16h em ambos os locais e em 7 UBSs de referência, das 8h às 11 e de 13h às 16h
Grávidas, Puérperas e lactantes em (até 6 meses de pós-parto) que tenham 18 anos ou mais: Sesc Juiz de Fora e Sport das 8h às 16h em ambos os locais e em 7 UBSs de referência, das 8h às 11 e de 13h às 16h
Segundas doses de CoronaVac para pessoas com data de retorno prevista no cartão para o dia 11 da agosto ou data anterior: Sesc Juiz de Fora e Sport, das 8h às 16h em ambos os locais, e em 7 UBSs de referência, das 8h às 11 e de 13h às 16h
Endereços dos locais de vacinação:
_ Sesc Juiz de Fora: Rua Oswaldo Aranha, 109
_ Sport Club Juiz de Fora: Avenida Barão do Rio Branco 1.303, Centro
UBSs que vacinam contra a Covid:
UBS Bairro de Lourdes: Rua Inácio Gama, 813
UBS Benfica: Rua Guararapes, 106
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775
UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz, 72
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910