Um homem de 70 anos foi preso pela Polícia Civil na manhã desta segunda-feira (10) em Juiz de Fora por suspeita de também ter abusado sexualmente da menina de 10 anos, que teria sido molestada pelo próprio tio, 35, por cerca de seis meses. De acordo com a delegada Ione Barbosa, a equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher cumpriu o mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça. O idoso foi detido na casa dele, na Zona Norte da cidade, e encaminhado para a delegacia, onde prestou depoimento. O suspeito negou o abuso e alegou que brincava com a criança de maneira “inocente”, admitindo que a colocava no colo e fazia cócegas.
No entanto, conforme Ione, as investigações levantaram que o idoso teria praticado atos libidinosos com a vítima há cerca de três meses, durante um período de 15 dias em que a menina ficou em uma casa na Zona Norte próxima à do suspeito. A delegada disse que o homem não possui parentesco com a criança, mas ele seria do convívio familiar dela. Outros detalhes não foram revelados, porque o processo corre em segredo de Justiça. Ainda conforme a policial, o idoso foi indiciado por estupro de vulnerável, segundo o artigo 217-A da Lei de Crimes Sexuais, que prevê reclusão de oito a 15 anos para a prática de qualquer ato libidinoso com menor de 14 anos. A pena é agravada em até dois terços por ter ocorrido em continuidade delitiva. Ele foi encaminhado ao Ceresp, onde ficou à disposição da Justiça.
[Relaciondas_post]
Fraude processual
O inquérito que apura os crimes contra a criança havia sido enviado à Justiça no final de julho com o indiciamento do tio, que estaria abusando sexualmente de forma contínua da sobrinha, filha da irmã da esposa dele. Os abusos teriam começado em janeiro, quando a menina tinha apenas 9 anos, e durado cerca de seis meses. O homem está no Ceresp pelo mesmo crime de estupro de vulnerável em continuidade delitiva.
“Naquele momento, tínhamos evidências suficientes para representar contra o tio. O inquérito voltou, fizemos a prisão dele, e, nesse segundo momento, nós ouvimos mais testemunhas, porque já tínhamos informações de que a vítima também teria sido abusada por essa outra pessoa (idoso). Intensificamos a apuração de forma célere e chegamos a evidências suficientes. Diante disso, representamos pela prisão preventiva desse senhor de 70 anos. Hoje fomos à casa dele, às 6h30. Ele não resistiu à prisão”, explicou Ione.
A delegada também indiciou por fraude processual um parente da vítima suspeito de ter apagado o vídeo que mostra a menina sendo molestada pelo tio. As imagens haviam sido capturadas pelo irmão da vítima, 15, que se escondeu em uma cômoda e filmou com um celular por meio de uma fresta. Parte da gravação foi recuperada, possibilitando a prisão do suposto estuprador no dia 20 de julho, na Zona Leste. O grau de parentesco do familiar que teria tentado destruir a prova não foi revelado. A pessoa responde ao inquérito em liberdade. Após o caso ter sido desvendado, a criança precisou receber apoio psicológico.
Denúncias sobre abusos podem ser feitas para o número 181, do Disque-Denúncia Unificado (DDU), ou na própria Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, que fica na Casa da Mulher – Centro de Referência, na Rua Uruguaiana, 94, no Bairro Jardim Glória. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3690-5559.