A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) atestou, em boletim epidemiológico desta quinta-feira (10), mais quatro mortes causadas pela Covid-19 no município. Com a atualização, já são, no total, 1.689 falecimentos registrados desde o início da pandemia. Os óbitos ocorreram entre terça e esta quinta. Um deles é de uma mulher de 51 anos, falecida nesta quinta. Ela tinha como comorbidade diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica.
Dois óbitos ocorreram na quarta-feira. O de um idosa de 73 anos, que tinha doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus, doença neurológica crônica e hipertensão arterial sistêmica. O outro foi de idosa de 90 anos, com doença cardiovascular crônica e outra pneumopatia crônica. Na terça, faleceu um idoso de 95 anos. Ele tinha diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e outras condições prévias, como hipotireoidismo, cegueira e hiperplasia de próstata.
As comorbidades, além da idade, conforme as autoridades em saúde, são fatores de risco para que a Covid-19 se agrave. Conforme já esclareceu a Secretaria de Saúde, no boletim epidemiológico são divulgadas todas as doenças prévias da vítima, não somente as comorbidades associadas ao agravamento da Covid-19.
O informe também apontou mais 145 casos de coronavírus em relação a esta quarta-feira. Com os novos dados, a cidade já tem registrados, desde o começo da pandemia, 35.156 confirmações da doença. Quanto às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a Covid-19, foram 197 novos registros no mesmo período. No total, Juiz de Fora já contabilizou 88.912 casos suspeitos.
Todos os dados do boletim epidemiológico são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.
385 pessoas estão internadas com Covid-19
O boletim de leitos apontou, até 18h36 desta quinta-feira, 385 internações simultâneas decorrentes do coronavírus, 19 hospitalizações a menos do que as registradas nesta quarta. Dos internados, 224 pacientes ocupavam leitos de enfermarias e 161 estavam em unidades de cuidados intensivos.
Conforme a PJF, o percentual de leitos UTI ocupados na cidade, somando equipamentos públicos e particulares, era de 77,86%. Em relação somente aos leitos UTI do SUS Covid, 73,21% recebiam pacientes na noite desta quinta. Nas UTIs da rede privada, os dados apontam 76,96% da capacidade, neste caso, englobando tanto casos de coronavírus quanto outras enfermidades.
Já nas enfermarias, a ocupação do SUS, somente destinadas a casos de Covid, era de 73,76%. O percentual das unidades da rede privada não é divulgado pela Secretaria de Saúde.