O lixo é problema não só do Poder Público, que tem a responsabilidade de dar a destinação correta, mas também do cidadão, que precisa depositar os materiais de maneira adequada. Desrespeito das duas partes tem sido observado em várias regiões da cidade. Na estrada de Chácara, próximo à entrada do Vale dos Peões, na Zona Leste, o lixo se acumula no ponto de ônibus onde passa a linha 415 (Linhares). “A coleta é feita somente às quartas-feiras, não tem um lugar para depositar o lixo”, reclama a leitora Leiliane Arcanjo.
Na Rua Cabo Ferraz, em Santa Terezinha, região Nordeste, o problema é que os moradores colocam todo o lixo em frente à porta da casa de número 220, onde mora o leitor Wandir Fabri Júnior. Conforme ele, o depósito é feito fora do dia e do horário da coleta. “Já fiz reclamação na Secretaria de Atividades Urbanas há um mês e não foi tomada nenhuma providência. Além do mau cheiro e da sujeira, temo que seja multado pela falta de educação dos vizinhos.” Wandir diz que já chegou a ter a garagem bloqueada pela quantidade de lixo.
A Zona Sul também enfrenta problemas com o lixo. As sacolas deixadas na Rua Moraes e Castro, entre São Mateus e Alto dos Passos, constantemente aparecem abertas. O pior é que a situação acontece próximo à Escola Estadual Mariano Procópio. “Os alunos têm que passar no meio do lixo ou na rua”, relata a leitora Maria Inês Martins. Na foto enviada por ela, a calçada foi praticamente tomada pelo lixo aberto.
Flagrantes denunciando problemas urbanos podem ser enviados para o WhatsApp da Tribuna, cujo número é (32) 9975-2627. A interação pode ser feita também via inbox no Facebook ou através do canal Minha Tribuna.