Com o objetivo de conscientizar sobre as doenças inflamatórias intestinais, a Associação Mineira dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (AMDII) vai promover, durante o mês de maio, diversas atividades de conscientização sobre a Doença de Chron e a retocolite ulcerativa. Juiz de Fora é uma das cidades mineiras com programação do “Maio Roxo”. No dia 19 de maio, haverá distribuição de brindes e material informativo sobre as doenças na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Também em comemoração à data, um vídeo e um livro infantil serão divulgados.
Segundo a presidente da AMDII, Patrícia Mendes, os principais sintomas são diarreias frequentes, sangue nas fezes, emagrecimento repentino, cólica e gases e dor abdominal. Por falta de conhecimento, no entanto, o diagnóstico é dificultado. “As pessoas começam a ter os sintomas, mas confundem com outros problemas. Muitas vezes, ficam felizes porque acham que estão emagrecendo, por exemplo. Acontece até de, no meio médico, os sintomas serem classificados como uma virose. Porém, quanto mais rápido é feito o diagnóstico, maior a chance de controlar as doenças, que não têm cura, mas devem ser tratadas.”
Outro problema enfrentado é o preconceito. Conforme Patrícia, os problemas vão além da doença, ou porque as pessoas próximas não entendem as patologias ou porque o paciente se isola. “As pessoas costumam encarar como uma simples diarreia, mas é necessário que todos entendam que, quando a pessoa está em crise, precisa ir ao banheiro toda hora. Isso é dificultado quando a pessoa está no trabalho ou na escola, por exemplo. Muitas deixam de sair e cumprir suas atividades por medo de não haver um banheiro por perto.”
Para conscientizar não só os adultos, mas também as crianças e adolescentes, a AMDII criou um livro infantil sobre o assunto, além de um vídeo, com duração de 11 minutos, que será lançado no dia 18 de maio em Belo Horizonte. No dia 21 de maio, uma caminhada pelo Parque Municipal Américo Renné Giannetti também está sendo organizada pela associação. Cidades como Conselheiro Lafaiete, Caratinga e Varginha, entre outras, também terão eventos com distribuição de panfletos.