Em uma semana, o número de casos confirmados do novo coronavírus em Juiz de Fora cresceu 73%, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). O novo boletim epidemiológico publicado pelo Estado, nesta sexta-feira (10), registra 52 casos positivos para Covid-19, dois a mais do que ontem e 22 em relação aos dados da sexta-feira da semana passada, quando a contagem era de 30 confirmações. Com isso, o município segue com o maior número de registros positivos no interior de Minas Gerais, apenas atrás de Belo Horizonte, com 324 notificações já confirmadas. Conforme os dados do Governo estadual, Juiz de Fora segue com uma morte por Covid-19, a do ex-vice-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) José Luiz Rezende Pereira, 70 anos.
O Estado, por sua vez, registrou duas novas mortes por coronavírus em relação ao informe publicado nesta quinta. Um idoso de 79 anos, cuja morte ocorreu em 28 de março, faleceu devido à Covid-19. Além deste óbito, a SES/MG confirmou a morte de uma mulher de 46 anos, em Divinópolis, na última quarta (8), sem comorbidade alguma, por coronavírus. Assim, Minas Gerais totaliza 17 óbitos confirmados, 107 ainda em investigação e 143 descartados. Dos 17, seis foram registrados somente em Belo Horizonte, dois em Uberlândia e os demais em Mariana, Montes Claros, Nova Lima, Paraisópolis, Pouso Alegre e Varginha, além dos casos já citados.
No total, 81 municípios mineiros somam 681 casos de infecção pelo novo coronavírus. Conforme a SES/MG, 75% dos casos confirmados são de pessoas com idade entre 20 e 59 anos, sendo a maioria em pacientes entre 30 e 39 anos. Nove cidades que já confirmaram casos estão localizadas na Zona da Mata: Barbacena (1), Carangola (1), Divinésia (1), Manhuaçu (1), Muriaé (4), São João Nepomuceno (1), São João del-Rei (3) e Ubá (1), além de Juiz de Fora.
Discrepância com números locais
No entanto, a evolução epidemiológica da SES/MG continua discrepante daquela registrada pela Secretaria de Saúde de Juiz de Fora. Ao passo que o Governo estadual contabiliza ainda 52 casos confirmados no município, a Prefeitura já soma 67, conforme divulgado em boletim epidemiológico nesta quinta-feira (9).
Se comparados os casos suspeitos, os dados epidemiológicos municipais são o dobro dos somados pelo Estado. Nesta quinta, por exemplo, enquanto a SES/MG anunciava 512 notificações em investigação em Juiz de Fora, a Secretaria de Saúde local já registrava 1.104. A discriminação de dados suspeitos por município ainda não foi divulgada pelo Governo estadual nesta sexta.